|   Jornal da Ordem Edição 4.277 - Editado em Porto Alegre em 15.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.04.08  |  Administrativo   

Visita da cúpula do TJRS a OAB/RS marca uma mudança de postura nas relações institucionais.“Há muitos anos o alto comando do tribunal não visitava a nossa entidade” - apontou o presidente da Ordem, Claudio Lamachia.

A visita de cortesia feita pelo presidente do TJRS e comitiva à sede da Ordem, na última quinta-feira (03), serviu para reforçar a aproximação das duas entidades, segundo afirmou o Presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia. “Esse relacionamento é absolutamente necessário e salutar. Tenho a visão de que temos que trabalhar nesse formato e em conjunto, visando alcançar novas soluções”.

A busca deste trabalho conjunto passa por várias questões, dentre as quais, a valorização dos honorários advocatícios. “O Judiciário precisa reconhecer que a justa remuneração pelo trabalho dos advogados é fundamental para a sua sobrevivência. Trata-se de compensar dignamente os agentes indispensáveis à administração da Justiça e que defendem a própria cidadania”, salientou o presidente da OAB/RS.

O dirigente também reforçou o pedido de que o TJRS retire o projeto de lei que determina o fechamento dos foros gaúchos às 18h (PL 521/2006), o qual tramita na Assembléia Legislativa, já feito ao Tribunal por ofício. Em próximos encontros, a OAB/RS e o Tribunal discutirão questões relativas às Câmaras Especiais, cuja composição atual está sendo fortemente questionada e foi objeto de encaminhamento de pedido de ADI junto ao CFOAB.
 
A Ordem também propos horário de atendimento exclusivo aos advogados nos Foros, durante o período da manhã, proposta formulada também ao diretor do Foro Central de Porto Alegre, juiz Carlos Eduardo Richinitti, em reunião, na última quarta-feira (02). Lamachia enfatizou que o horário exclusivo já é aplicado com sucesso nos Juizados Especiais de Mato Grosso do Sul, e que traria celeridade ao trabalho tanto dos advogados quanto dos funcionários dos foros gaúchos.

A melhoria no atendimento nos Foros também pautou as reuniões com Richinitti, e é considerada um dos grandes desafios da OAB/RS e TJRS. Segundo o Presidente do TJ/RS, Armínio da Rosa, “Faremos o melhor possível para aprimorar os serviços”. Ele assumiu público compromisso de, em sua gestão, "implantar uma significativa melhoria nos serviços judiciários de primeiro grau. Acredito que, em breve, já poderemos apresentar boas novidades”.
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro