|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.10.07  |  Advocacia   

Veja o que pensam os quatro advogados candidatos à vaga de desembargador

Vinte e sete advogados gaúchos concorreram na sexta-feira (28) na primeira etapa do certame para a obtenção de uma vaga de desembargador do TJRS. O Conselho Seccional da Ordem gaúcha realizou sessão extraordinária, para ouvir e sabatinar os candidatos.

Cada um expôs suas idéias durante sete minutos. Alguns foram, ainda, questionados sobre temas específicos como férias, honorários e atendimento obrigatório dos advogados pelos juízes.

Computados os votos, foi formada a lista, que inclui, por ordem de votação obtida, por ora apenas quatro advogados:

● Gelson Rolim Stocker - 33 votos (em 1º turno);
● José Gilberto da Cunha Gastal - 33 votos (em 1º turno);
● João Adalberto Medeiros Fernandes Júnior – 26 votos (em 2º turno);
● Rodolfo Carrion Lopes Almeida – 26 votos (em 2º turno).

Como nenhum dos demais candidatos obteve a votação mínima regimental, o Conselho Seccional da OAB  oportunamente fará nova sessão extraordinária para eleger o quinto e o sexto nomes da lista.

O Jornal da Ordem apresenta uma síntese sobre as manifestações de cada um dos quatro escolhidos, ao se apresentarem na tribuna.

Gelson Rolim Stocker

Com o objetivo de lutar pela Advocacia, atuando ao lado da OAB/RS, o advogado Gelson Rolim Stocker assumiu o compromisso com a efetividade da prestação jurisdicional, caso seja escolhido desembargador do TJRS.
 
"Respeitar o estatuto dos advogados, garantindo as prerrogativas dos mesmos, embasado no artigo 6º - que é expresso ao referir a ausência de hierarquia e discriminação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público" - é um dever para Stocker. "Devemos todos agir em favor da conciliação e respeito recíprocos", destaca. Ele tratará a questão dos honorários como prioridade, assumindo o compromisso de que "jamais deferirei a compensação da verba".
 
"Garantir os princípios da ampla defesa e da inviolabilidade profissional do advogado. Reconhecer sempre e expressamente que os honorários dos mesmos são de natureza alimentar, destacando que o advogado é indispensável para a administração da Justiça," enfatiza, ao falar sobre os pilares de sua missão.
 
Na Ordem, Gelson Stocker já foi conselheiro federal, membro da Comissão de Defesa e Assistência, membro da 1° Câmara da OAB/RS, membro da 4° Comissão de Ética e Disciplina e vice-presidente da 1° Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB/RS.
 
José Gilberto da Cunha Gastal

 
Na Advocacia há mais de 40 anos, José Gilberto da Cunha Gastal desenvolve a atividade "com muita determinação, dedicação e zelo pela dignidade pessoal e profissional", segundo suas próprias palavras. 
 
Ainda como estudante universitário, já mostrava a sua vocação pelo Direito. Obtendo o 1º lugar no vestibular, como também da turma em que se formou, acabou por ganhar confiança para iniciar sua carreira. Na faculdade, Gastal também teve uma vida política estudantil relevante, e ao terminar o curso de Direito foi eleito vereador de Pelotas.
 
O advogado tem uma relação intensa junto à OAB/RS, sendo membro 2° Câmara da Ordem, membro do Tribunal de Ética e Disciplina, Comissão de Defesa e Assistência e conselheiro subseccional de Pelotas, onde advoga.
 
Gastal acredita que o quinto constitucional reacende a lembrança de que o "Poder Judiciário é do povo, e que com sua experiência, ele terá muito a acrescentar nessa atividade."

João Adalberto Medeiros Fernandes Júnior
 
Para João Adalberto Medeiros Fernandes Júnior, seus dez anos de serviços ininterruptos prestados à Ordem, o referendam a assumir uma vaga de representante da Advocacia gaúcha no TJRS.

"Sei das dificuldades do dia-a-dia do advogado, sei o que é tentar falar com o juiz e ter esse direito obstaculizado por assessores, estagiários e até por servidores. Sei, também, dos incômodos dos horários forenses reduzidos, assim como, é receber honorários sucumbenciais míseros, aviltantes, em descompasso com a dignidade da nossa profissão", relata o advogado, ao falar sobre sua intenção de melhorar a relação entre a Justiça estadual e os profissionais da classe.

O papel do representante da Advocacia do quinto constitucional vai mais além do que uma mera atividade de julgamento, segundo João Adalberto. "Ele tem o dever de representar eternamente a Advocacia, sendo assim, os olhos da mesma dentro do tribunal", ressalta.
 
João Adalberto é membro, atualmente, do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS. O advogado já participou, também, da Comissão Especial de Integração do Mercosul, foi vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina de 2004 a 2006, além de participar de bancas examinadoras do Exame da Ordem.
 
Rodolfo Carrion Lopes de Almeida
 
Atuando na área cível, com ênfase no Direito Bancário, há 32 anos, Rodolfo Carrion Lopes de Almeida, durante a gestão 2004/2006 da OAB/RS, presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados, função na qual - sustenta - "demonstrei transparência, ética e probidade, sempre cumprindo e exigindo cumprir a lei e a legalidade".
 
Rodolfo Carrion espera - se nomeado desembargador - "ser intérprete e interlocutor das expectativas de justiça do cidadão, da sociedade e da Ordem gaúcha, assim como, dos ensinamentos dos advogados experientes".
 
"Advogados e magistrados constituem-se parceiros de uma mesma jornada, com atribuições diversas, mas com o objetivo comum de promover o bem para a sociedade",
destaca.

Ele está seguro de que a manutenção do quinto constitucional "oxigena os tribunais, levando para dentro das cortes a visão real e prática dos advogados".

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro