|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

12.09.08  |  Previdenciário   

Vedada acumulação de proventos e vencimentos

A pretensão de receber benefício previdenciário por aposentadoria espontânea e ver assegurada a reintegração ao emprego público antes ocupado em autarquia municipal esbarra em preceito constitucional. Este princípio veda em regra geral, a acumulação de proventos e vencimentos. Tal norma está consagrada no Art. 37, § 10, da Constituição. Proíbe o duplo ganho advindo do ente público, seja ele oriundo de dois cargos distintos, ou, com muito mais razão, decorrente de um único emprego público.

Com este entendimento, a 4ª Turma do TRT4 negou provimento ao recurso interposto por uma ex-empregada de autarquia municipal de Pelotas. Ela se mostrou inconformada com a sentença proferida pelo juízo da 3ª Vara do Trabalho de Pelotas.

“Ainda que se reconheça, em face do entendimento consagrado pelo STF, que a aposentadoria espontânea não implica em si, o rompimento do contrato de emprego, não há como acolher o pleito da autora de ver reconhecido o direito à reintegração ao emprego que ocupava”, afirmou o relator, desembargador Fabiano Bertolucci.

Segundo o magistrado, admitir a acumulação pretendida implicaria em assegurar ao empregado que detém apenas estabilidade no emprego, nos moldes em que assegurada pelo artigo 19 do ADCT, tratamento mais favorável do que aquele destinado a ocupante de cargo ou emprego público previamente aprovado em concurso público.

O desembargador salientou que a Constituição assegura, além da estabilidade, a condição de servidor titular de cargo efetivo. “A acumulação pretendida mostra-se inadmissível, porque contrária aos preceitos constitucionais, ainda que a reclamante estivesse vinculada à administração pública por contrato de natureza empregatícia e que a aposentadoria lhe tenha sido concedida pelo Regime Geral da Previdência Social”, lembrou Bertolucci. Cabe recurso. (RXOF/RO 00364-2007-103-04-00-0).


.......
Fonte: TRT4

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro