|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.05.16  |  Advocacia   

Uso do nome da OAB para promoção de interesses políticos é condenado por Lamachia

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, lamentou que o nome da instituição seja usado pelo ex-presidente da entidade, Marcello Lavenère, na Comissão do Impeachment do Senado, nesta terça-feira (03), para agredir a imprensa e para promover suas próprias paixões e interesses políticos, alheios às incumbências da Ordem dos Advogados do Brasil.

O tema do impeachment da presidente da República foi debatido pela OAB após manifestações da classe. “Após ampla consulta, os legítimos representantes das advogadas e dos advogados chegaram à conclusão, quase unânime, de que o impeachment é necessário. É próprio de instituições democráticas o respeito a decisões legítimas. A democracia deve de ser praticada e não apenas objeto de retórica", disse Lamachia.

Segundo ele, a OAB refuta o uso do termo golpe. “O que a Ordem fez foi se posicionar tecnicamente de forma favorável a um remédio constitucional que é o impeachment”, afirmou Lamachia.

As razões do pedido de impeachment protocolado pela OAB são as pedaladas fiscais (que já estão em análise pelo Congresso Nacional), as renúncias fiscais ilegais em favor da Fifa, a tentativa de obstrução do Judiciário e a nomeação de um aliado político para o cargo de ministro para beneficiá-lo com prerrogativas especiais.

“Na tentativa de confundir o público, instrumentalizando o título de ex-presidente da OAB, Marcello Lavenère foi infeliz e irônico ao associar a Ordem dos Advogados do Brasil ao presidente da Câmara dos Deputados. É público que, há meses, tenho cobrado o afastamento imediato do presidente da Câmara para que ele pare de atrapalhar o trabalho das instituições e órgãos incumbidos de investigá-lo”, reforçou Lamachia.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, alinhou-se às manifestações de Lamachia, frisando que a Ordem não se vincula a interesses partidários de qualquer espécie. "A decisão de apoio ao impeachment foi debatida, votada e aprovada por 26 das 27 bancadas de conselheiros federais e 26 dos 27 presidentes estaduais, dentro do processo democrático da entidade. Normal e esperado que, vez por outra, a OAB tome decisões não unânimes ou não do agrado de todos”, afirmou Breier.

 

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro