|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.07.14  |  Estudantil   

Universidade terá de fornecer diploma a estudante que frequentou curso mesmo inadimplente

Mesmo inadimplente, a estudante continuou a cursar todas as matérias, inclusive realizando provas, atendimentos e estágios nos hospitais conveniados; apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - com anuência da universidade e do corpo docente, como se estivesse regular.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) foi condenada pelo desembargador Orloff Neves Rocha, em decisão monocrática, a fornecer o certificado do curso e o diploma de bacharel em Medicina para J.E.A.R. A estudante teria débitos com a instituição e por isso não teve acesso aos documentos.

Consta dos autos que J. estava inadimplente com a instituição e em razão disto foi "desligada" do quadro acadêmico. A estudante firmou acordo com a instituição fora do prazo estabelecido para matrícula, o que a permitiu frequentar o curso normalmente. Contudo, ela não cumpriu com o estabelecido quanto às mensalidades escolares, o que ocasionou seu afastamento.

Mesmo inadimplente, J. continuou a cursar todas as matérias dos períodos seguintes, inclusive realizando provas, atendimentos e estágios nos hospitais conveniados; apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - com anuência da universidade e do corpo docente, como se estivesse regular. Em primeiro grau, foi observado que estes atos ocorreram de forma indevida, pois a aluna não estava matriculada a ponto de ter o direito a colar grau. No entanto, ela conseguiu liminar para que pudesse colar grau juntamente com sua turma.

Mais tarde, interpôs recurso pleiteando os documentos referentes à conclusão do curso. Ela alegou que, apesar de estar inadimplente, continuou a cursar as matérias dos períodos seguintes e apresentou o TCC, foi aprovada, e que a falta de pagamento das mensalidades não poderia ensejar a negativa do fornecimento do diploma pela instituição. Alegou ainda que a universidade consentiu com sua presença, que foi corroborada com a apresentação do TCC.

O magistrado ponderou que as alegações de J. foram comprovadas pelos documentos apresentados, como histórico escolar, trabalho de conclusão de curso, regulamento do TCC, prova aplicada por professor durante o curso, entre outros. "Constato que os elementos probatórios são hábeis e amparam os argumentos apresentados", frisou. Ele ressaltou que embora a aluna tenha manifestado interesse em anular a sentença para produzir provas documentais e testemunhais, para comprovar a conivência e consentimento da instituição, não há essa necessidade, pois as provas apresentadas demonstram cabalmente suas alegações.

Orloff observou que a estudante teve êxito em mais de um ano no curso de medicina. Ele citou a teoria do fato consumado, que visa preservar não só os interesse jurídicos, mas interesses sociais já consolidados. O desembargador entendeu que a situação de J. foi consolidada no decorrer do feito, tornando irreversível o seu retorno à universidade e afirmou que ela frequentou assiduamente todas as disciplinas exigidas no curso de medicina, submeteu-se às provas e apresentou TCC, obtendo sucesso em todas as etapas, dessa forma o recurso deve ser provido.

Para Orloff, cabe à instituição de ensino empregar os meios para satisfação de seu crédito, devendo o débito ser cobrado por via de ação própria.

O número do processo não foi divulgado.

Fonte: TJGO

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro