|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.04.08  |  Advocacia   

Trabalhos da Ordem voltados para o interior são temas do terceiro dia do III Colégio de Presidentes

"Destaco o engajamento e a participação de todos. Este Colégio foi absolutamente proveitoso, tivemos a oportunidade de debater temas fundamentais para a advocacia". Com estas palavras, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, encerrou o III Colégio de Presidentes, realizado em Santa Maria nos dias 24, 25 e 26 últimos. Lamachia parabenizou a Secretaria Geral da Seccional pela organização do evento, bem como a subseção de Santa Maria, a quem agradeceu "em nome de todos pela fidalga acolhida, pela organização magnífica e, principalmente, pelo calor humano".

O presidente da subseção anfitriã, Ricardo Munarski Jobim, retribuiu as congratulações agradecendo a presença de todos e ressaltando que "o conteúdo discutido no encontro é muito relevante, e isso mostra que a OAB/RS está no caminho certo". Jobim também elogiou o trabalho transparente de recuperação financeira que vem sendo realizado pela Seccional, "cujos reflexos vem sendo sentidos pelas subseções do interior".

No sábado (26), último dia do encontro, foram apresentados aos presidentes das subseções os trabalhos realizados pela Ordem no âmbito do projeto de Interiorização Regionalizada, do Exame de Ordem e da Escola Superior de Advocacia.

A secretária-geral da Ordem, Sulamita Santos Cabral, explanou o primeiro tema, destacando que "a nossa idéia, com a Interiorização, é nos aproximarmos cada vez mais dos advogados e dos funcionários das subseções, para levar a presença da Seccional ao interior. Nesses encontros é possível ouvir mais de perto as reivindicações das subseções, porque, no Colégio de Presidentes, são debatidos temas gerais da classe, ficando os problemas específicos das subseções mais bem atendidos na Interiorização".

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Carlos Alberto de Oliveira, juntamente com Eduardo de Assis Brasil Rocha, também membro da Comissão, informaram aos presentes detalhes da adesão da OAB gaúcha ao Exame nacional unificado, formato que será adotado já na próxima edição das provas, além de falar sobre a importância do estágio. "É um desejo do Conselho Federal que a OAB tenha no Exame unificado um instrumento sólido e confiável de mensuração da qualidade dos cursos jurídicos. Destaco ainda o trabalho feito pela OAB/RS de proporcionar aos acadêmicos que façam estágios através dos convênios da própria Ordem. Entendo que o estágio é importante inclusive para preparar para o Exame", declarou Oliveira, enfatizando também aos presidentes a necessidade da mobilização da advocacia frente aos movimentos que buscam a extinção do Exame da Ordem.

O vice-presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), Artur da Fonseca Alvim, fez uma prestação de contas das atividades da instituição desde o Colégio de Santana do Livramento (realizado em 08 e 09 de novembro de 2007), e um apanhado sobre o projeto da Escola Virtual e sobre a disponibilização de algumas palestras da ESA pela Escola Nacional de Advocacia. Sobre os planos para 2008, Alvim afirmou que "planeja-se manter, dentro do possível, o mesmo número de palestras que foram feitas em 2007, de aproximadamente 230, e continuar com esse projeto de disponibilização de palestras pela internet. Tentaremos também implementar o projeto de disponibilizar cursos telepresenciais, com interatividade aluno-professor, pela internet, que é um projeto mais a longo prazo, a ser realizado ao longo da gestão".


Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro