|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.08.07  |  Diversos   

TJ de Alagoas investiga cartório de imóveis na cidade natal do clã Calheiros

A tabeliã do cartório de registro de imóveis de Murici (60 km de Maceió), cidade natal do clã Calheiros, é investigada pela corregedoria do TJ de Alagoas por supostas participação em grilagem de terras.

O corregedor do TJ-AL,  Sebastião Costa Filho, deve divulgar esta semana a decisão de afastar, ou não, a tabeliã Maria de Lourdes Ferreira Moura por 90 dias, prorrogáveis por mais 30 dias.

O afastamento da tabeliã de Murici era uma das reivindicações feitas pelos quatro movimentos de sem-terra - MST, CPT, MTL e MLST - que invadiram, na semana passada, a fazenda Boa Vista, do deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), irmão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Os agricultores acusam o deputado de grilar terras no município com ajuda do cartório local.  A tabeliã negou que tenha participado de grilagem de terra e disse que os livros de registro de imóveis estão à disposição para consulta.  A fazenda do deputado foi desocupada no último sábado, depois que os sem-terra ouviram do corregedor que a tabeliã já era alvo de investigação.

Segundo o juiz-corregedor Sóstenes Alex Costa de Andrade, a tabeliã Maria de Lourdes Ferreira Moura é investigada em dois procedimentos administrativos. Num deles, apresentado pela Procuradoria da República em Alagoas, ela é acusada de negar repetidas vezes o fornecimento de certidões para o levantamento fundiário da Estação Ecológica de Murici, que envolve propriedades do deputado.

Numa segunda investigação, o técnico agrícola Genival Mendes de Melo acusa Maria de Lourdes de ter incorporado a fazenda São Bernardo, arrematada por ele em leilão da Justiça do Trabalho, em 2005, à fazenda Capoeirão, que pertence a Olavo.

Segundo a tabeliã, a fazenda São Bernardo existe há 111 anos e nada tem a ver com a Capoeirão.

......................
Fonte - Folha Online.
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro