|   Jornal da Ordem Edição 4.282 - Editado em Porto Alegre em 22.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.05.07  |  Diversos   

STF suspende exploração de videoloterias em Santa Catarina

O ministro do STF Ricardo Lewandowski concedeu liminar, ontem (08), suspendendo normas de Santa Catarina que permitiam a exploração de loterias eletrônicas no Estado. A liminar foi concedida na reclamação ajuizada pela Procuradoria Geral da República.

A decisão suspendeu liminarmente o decreto (nº 076) em que governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) autorizava a Companhia do Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc) a organizar a atividade de loteria instantânea eletrônica no Estado.

Na reclamação, o procurador-geral Antonio Fernando de Souza alega que o governador catarinense "deu a volta no comando emitido pelo Supremo, deixando de lado a explícita declaração de que não se admite, por obra do poder público estatal, a subversão da competência federal quanto ao que toca à regulação de jogos de azar".

Segundo a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, o governador excedeu "os limites de sua competência ao editar normas que dispõem sobre jogos de azar", dois meses após o STF ter declarado a inconstitucionalidade de lei catarinense que dispunha sobre a matéria.

O diretor de loterias da Codesc, Aroldo Soster, afirmou ontem (08) depois da decisão do STF que "ela não terá maior efeito sobre o funcionamento das videoloterias no Estado, já que as autorizações estão suspensas".  Na semana passada, o governador decidira sustar por novo decreto as resoluções do decreto nº 076. (RCL nº 5141).

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro