|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.04.07  |     

STF recebe inquérito contra ministro Guido Mantega por calúnia e difamação contra desembargador do TRF-3

O ministro Carlos Ayres Britto é relator do inquérito que propõe ao Supremo Tribunal Federal  receber queixa-crime contra o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega e contra o advogado Antonio Carlos Ferreira, pela suposta prática de calúnia, difamação e injúria, durante a gestão do ministro na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O procedimento é proposto pelo desembargador Walter do Amaral, do TRF da 3ª Região, à época advogado concursado do BNDES. Ele afirma ter sido demitido daquela instituição em 1979 por motivação política.

Após longa demanda jurídica, Walter do Amral em 2002 finalmente foi beneficiado com uma sentença definitiva na justiça trabalhista, que determinou a sua reintegração ao trabalho, além do pagamento de verbas indenizatórias.

Desde então, o desembargador afirma estar tentando receber a indenização, oferecendo até mesmo “desconto” no valor total e demonstrando que os advogados do BNDES protelam a demanda há anos, intencionalmente, o que estaria acarretando prejuízos à própria União.

Mas foi durante a gestão de Guido Mantega que o desembargador afirma ter sofrido infâmias por parte do atual ministro da Fazenda. Por essa razão, propôs ao Supremo a queixa-crime. (INQ nº 2508 - com informações do STF e da redação do Espaço Vital ).

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro