|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.08.20  |  Diversos   

Sonho de ser advogado: menino que estuda em tenda na lavoura recebe apoio da OAB/RS

“Quero ajudar as pessoas que são acusadas injustamente”. Esse é o motivo que o pequeno Allan, de 11 anos, deu ao afirmar ao presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que sonha em se tornar um advogado. A história de Alan Somavilla emocionou o Rio Grande do Sul e o Brasil esta semana, assim como Breier, que quis conhecê-lo e o fez através de uma reunião virtual na manhã da quarta-feira (26).

Criatividade e superação

O menino mora no município de Estrela Velha, localizado no interior do Estado, onde a internet precária da região rural dificulta que os alunos da rede pública possam acompanhar as aulas online e ter acesso às tarefas enviadas pelos professores. Foi então que os pais de Alan, os agricultores Odilésio e Dejanira Somavilla, tiveram uma ideia: improvisaram uma sala de aula para o filho em meio a sua na lavoura de soja, onde o sinal da internet é mais forte e possibilita que Alan possa estudar. A sala é uma tenda feita com galhos de árvores e uma lona estendida para protege-lo da chuva e do frio, equipada com apenas uma cadeira e uma mesa, além do smartphone para acompanhar as aulas.

Encontro

A reunião por videoconferência ocorreu graças ao advogado Gustavo Nagelstein, que leu a reportagem da Zero Hora sobre a história e prontamente organizou o encontro entre a família e o presidente da seccional. Tocado pelo sonho de Alan e pelo empenho de seus pais para não o afastar dos estudos, apesar das dificuldades, Breier ficou curioso para saber de onde veio a inspiração do menino em querer exercera profissão da advocacia. “Fiquei muito emocionado com o teu caso, Alan, que está vencendo as dificuldades para realizar um sonho. Saiba que és um exemplo para todos nós, assim como teus pais, provando que a busca pelo conhecimento e pela liberdade não tem limites” afirmou.

A diretora da EEFF Itaúba, Giovana Carvalho Dalcin, levou Alan e os pais até a escola para poder ocorrer o encontro virtual. A professora agradeceu pela oportunidade e pelo apoio dado pela OAB/RS. “É um prazer ouvir suas palavras, presidente, pois é um grande incentivo para todos nós aqui, principalmente para o Alan. Estamos muito felizes com a repercussão que o caso está ganhando, várias pessoas já entraram em contato para ajudar”, contou.

Ao ouvir que o menino deseja “ajudar os injustiçados”, Breier também lembrou que a advocacia tem muitas outras áreas de atuação, bem como o convidou a conhecer a sede da Ordem futuramente. “Um advogado tem várias funções como ajudar pessoas, conciliar problemas. Vendo tua história e teu esforço, tenho certeza de que és ideal para essa bela profissão. Então não desista jamais e conte conosco, pois também espero poder entregar tua carteira da OAB lá na frente”, apoiou o presidente da Ordem gaúcha.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro