|   Jornal da Ordem Edição 4.282 - Editado em Porto Alegre em 22.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

13.08.07  |  Advocacia   

Sessão Magna celebra o Dia do Advogado

O Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul recebeu um grande público na tarde deste sábado (11), durante a Sessão Magna alusiva ao Dia do Advogado 2007.

”Este é um momento raro, de nobre sentimento, de reconhecimento, gratidão, jubilo, imensa satisfação e esperança no porvir”, declarou o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, durante a abertura da solenidade.

Durante a Sessão Magna foram entregues a portaria de Advogado Emérito e a Comenda Osvaldo Vergara. Além disso, houve também sessão de jubilamento e prestação de compromisso de novos advogados.

Advogado Emérito

“Sem palavras”, foi com essa expressão que Paulo Brossard de Souza Pinto definiu seu sentimento ao ser agraciado com a homenagem de Advogado Emérito.

Brossard iniciou sua carreira de advogado no ano de 1948, atividade exercida cumulativamente com o magistério, quando lecionava direito na PUC e UFRGS.

No âmbito político, Brossard foi eleito deputado estadual, líder da Assembléia gaúcha e membro da Comissão de Constituição e Justiça. Além disso, ele também exerceu o cargo de secretário do Interior e Justiça do Rio Grande do Sul; foi deputado federal em 1966, senador em 1975, chegando a ministro da Justiça em 1986 e presidente do TSE.

Sendo o título de Advogado Emérito uma das homenagens mais importantes para a classe, Paulo Brossard, declarou que a recebe com o maior desvanecimento.

“Em 19 de dezembro deste ano completo 60 anos de formado, mas durante esses anos sempre atuei direto, indiretamente, mediato ou imediatamente como advogado. Além disso, todos os cargos que ocupei, foram devido ao exercício da profissão”, afiormou o agraciado.

Comenda Osvaldo Vergara

A OAB/RS outorgou a Comenda Osvaldo Vergara - destinada aos que honram a classe e por relevantes serviços prestados à instituição - a 15 advogados: Antonio Augusto da Silva Fagundes, Antonio Carlos Filippe, Armando José Farah, Cláudio Gralha, Delmir Sérgio Portolan, Fernando Affonso Gay da Fonseca, Frederico Guilherme Guariglia, José Diogo Cyrillo, Luiz Carlos Levenzon, Omar Ferri, Roberto Porto Farinon, Ruy Rocha Noronha de Mello, Vera Maria Reis da Cruz, Violeta Odete Azevedo de Campos e Walter José Diehl.  

Armando José Farah, discursou em nome dos comendadores: ”Como pode intuir-se, receber essa comenda é uma tarefa lisonjeira e ao mesmo tempo de grande responsabilidade, pois implica falar de idéias e transmitir emoções que habitam o universo individual”.

Cerimônia de jubilamento

Quem compareceu ao evento assistiu à homenagem direcionada a 65 advogados: o jubilamento - que é um título de grande honraria para a classe.

A advogada Ely Luiz Liska considera importante a iniciativa de homenagear os anos de profissão dedicados ao perfeito exercício da Advocacia. “É uma forma de prestigiar e valorizar o nosso trabalho”, salienta.

A também advogada Ester Sacco Dias de Oliveira acredita que a jubilação serve de estímulo para quem procura desempenhar a profissão corretamente. “É algo que fica registrado, pois, pode-se dizer que é uma aposentadoria honrosa”, define.

De acordo com o também jubilado Ibsen Valls Pinheiro , a Ordem faz bem valorizar esse momento. “A Advocacia é uma atividade profissional voltada para os conteúdos das relações sociais, mas não pode dispensar as formalidades dos ritos dessas mesmas relações. A jubilação é uma distinção que se conjuga o tempo de vida dentro da Ordem, de uma conduta profissional que merece o reconhecimento da instituição e dos colegas. Por isso, para cada um que se encontra nessa situação, sem dúvida é um momento de grande significação”, ressalta.

José Bernardo de Medeiros falou em nome dos jubilados: ”mesmo com 45 anos da vida destinados à Advocacia, a chama e o amor pelo direito ainda continua”  - afirmou.

Na oportunidade foram jubilados: Adelino de Oliveira Soares, Álvaro Azevedo Gomes, Antonio Carlos Leal de Carvalho, Antonio de Pádua Leandro, Armando José Farah, Armando Pires Milani, Arnobio Soares de Carvalho, Celestino Granato Goulart, Clodory de Oliveira Franca, Clovis Simas, Dante Meireles, Dijovane Lucho, Ely Luiz Liska, Ernani Schmitt, Esther Sacco Dias de Oliveira, Francisco Arnaldo Schimidt, Francisco Marini, Geralcy Clemente Herrmann, Gladys Maria Marzullo de Oliveira, Guy Hellen Sosa Britto, Henrique Adolpho Pedro Ohlrogge, Ibsen Valls Pinheiro, Iligard Fleck Duarte, Iracy da Silva Barboza, Iraja Patta Santos, Jayme Ferrugem, João Carlos Miranda Santiago, João Carlos Silva da Rocha, João Loureiro Ferreira, João Paulo Cauduru, José Bernardo de Medeiros Neto, José Carlos de Oliveira, José Luiz Ferreira Prunes, José Luiz Quadros de Oliveira, José plácido Rios Nogueira, Leônidas Amaro Seger Bomfiglio, Manoel Figueira Gomes, Manoel Pedro da Silva Mello, Marco Aurélio C.M. de Oliveira, Maria Antonia Benedetto, Maria Dinair Acosta Gonçalves, Maria Eny Rodrigues Nunez, Maria Haydee Pereira Argemi, Marilene Cocozza Palma, Marilia de Oliveira Azevedo, Marlene Vera Agostini Furtado, Milton souza Gonçalves, Nelson Ramão Pereira Barbosa, Pedro Montezuma Pacheco Prates, Pedro Paulo Pheula, Ramão da Silva Moreira, Regis Regina Torres, Renato Morosini Muller, Ruy Remy rech, Sergio de Azevedo e Souza, Sibylla ribeiro, Telmo Cruz Martins de Souza, Terezinha Ieda Souza Carneiro, Thales Bastos de Araújo Chaves, Therezinha Zuleika Celestino Pires, Valdomiro Roberto, Victoria Luise Noely Cremer, Walmor Jesus de Faria Correa, Warley dos Santos Farinati e Yeda Yolanda Porto Alegre.

Novos advogados

A Sessão Magna foi encerrada com a prestação de compromisso de 200 novos advogados, que receberam das mãos do presidente da Ordem, Claudio Lamachia, e da secretária-geral, Sulamita Santos Cabral.

Para visualizar as fotos da Sessão Magna e dos demais eventos realizados durante a Semana do Advogado 2007, clique aqui.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro