|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.08.14  |  Concursos   

Problema dentário não impede participação em concurso

O autor sustenta que antes do exame do concurso, submeteu-se a tratamento odontológico, estando em perfeitas condições para prosseguir na competição. Apresentou laudo onde consta que atende plenamente as condições exigidas no edital do concurso.

A segurança em mandado impetrado por J.A.S.M. contra ato praticado pelos Secretários de Administração e de Justiça e Segurança Pública e contra o Comandante-Geral da Polícia Militar por ter sido considerado inapto no exame de saúde, antropométrico e clínico para ingresso no curso de formação de soldado da PM foi concedida pelos desembargadores da 4ª Seção Cível, por unanimidade.

Sustenta que sua inaptidão é resultante de alterações relacionadas com a parte odontológica e que, antes do exame do concurso, submeteu-se a tratamento odontológico, estando em perfeitas condições para prosseguir no concurso. Apresentou laudo odontológico onde consta que atende plenamente as condições exigidas no edital do concurso.

Entende que sua exclusão do certame fere os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, e afirma que os atos administrativos devem ser fundamentados e, se assim não o for, tornar-se-ão nulos os atos viciados. Requer que seja determinada autorização para participar das demais etapas do certame até seu desfecho e investidura do cargo, sem que a limitação médica o prejudique.

O Estado de MS prestou informações pedindo a denegação da ordem e a PGJ igualmente opinou pela denegação.

Em seu voto, o desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, relator do mandado, lembrou que o exercício da atividade administrativa deve obedecer aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, contudo, não se mostra plausível a exclusão do candidato aprovado em concurso público para a Polícia Militar em razão de má oclusão (dentes tortos), principalmente porque isto não inviabiliza, impede ou dificulta o exercício da função e muito menos atenta contra a moral e os bons costumes.

"Não é o caso nem de se falar em estética, tendo em vista que o impetrante possui todos os dentes e atende plenamente as condições exigidas no edital do concurso, como consta do laudo odontológico. Frisa-se que, em que pese previsão editalícia, não pode ser considerado inapto o candidato que possui dentes tortos, pois tal fato não dificulta, inviabiliza ou impede o exercício da função nem compromete a sua honra e/ou da corporação", posicionou-se o relator.

No entender do desembargador, ao estabelecer, por critério eliminatório, a má oclusão dentária do candidato, o objetivo do concurso é extrapolado. Para ele, trata-se de discriminação fortuita, não coadunante com os princípios norteadores de toda a administração pública, que são os da isonomia e da razoabilidade.

"A exclusão do candidato do concurso viola o direito líquido e certo do impetrante, sendo ato desproporcional dissociado do interesse público que decorre das circunstâncias e particularidades do caso concreto. Ante o exposto, concedendo a ordem para que o impetrante J.A.S.M. permaneça no certame. É como voto".

Processo nº 1407640-74.2014.8.12.0000

Fonte: TJMS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro