|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.09.09  |  Previdenciário   

Previdência deve restituir valores integrais a beneficiário

A Fundação de Seguridade Petros terá que restituir integralmente os valores pagos por um ex-associado, mesmo sem haver previsão no estatuto. A decisão é da 3ª Câmara Cível do TJRN.

A fundação alegou que as reservas de poupança foram reajustadas com base no contrato e na legislação pertinente, com índices oficiais de acordo com os planos econômicos, na qual a decisão de restituir os valores integrais causaria desequilíbrio às reservas técnicas da entidade.

A devolução parcial do benefício contratado configuraria enriquecimento ilícito da entidade previdenciária, argumentou o relator do processo, desembargador Amaury Moura: “a devolução da parte efetivamente desembolsada pelo empregado deve ser restituída na sua integralidade, ainda que haja previsão estatutária dispondo de maneira diversa, pois essas contribuições foram calculadas com base no benefício supostamente contratado”. (Embargos de Declaração em Apelação Cível 2009.005135-8)



................
Fonte: TJRN

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro