|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.06.08  |  Advocacia   

Presidente da OAB/RS manifesta indignação com as revelações feitas na CPI do Detran

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, manifestou, na noite desta quarta-feira (04/06), sua indignação com as revelações feitas à tarde durante a CPI do Detran. “Os fatos revelados chocaram a sociedade pela naturalidade e desfaçatez de pessoas que tinham como dever zelar pelo patrimônio público e, no entanto, locupletaram-se durante muito tempo”, afirmou, referindo-se aos acusados no processo, cujas conversas telefônicas foram divulgadas na sessão da CPI, ocorrida na Assembléia Legislativa. “Estamos perplexos e, a sociedade gaúcha, estarrecida com a ação dos réus. É preciso que haja uma rigorosa apuração dos fatos, com amplo direito de defesa, e que os culpados sejam exemplarmente punidos”, disse Lamachia. “As verbas desviadas (cerca de R$ 44 milhões) para bolsos de particulares poderiam ter sido aplicadas em saúde e educação, por exemplo”, destacou o dirigente.

Claudio Lamachia frisou que a CPI do Detran está expondo as entranhas de um esquema de corrupção no Estado. “As revelações demonstram que os envolvidos tinham trânsito livre em diferentes esferas do poder e agiam unicamente para satisfazer os seus interesses pessoais, sem se preocupar com o bem público”, afirmou. O dirigente reiterou que o país precisa de um “choque ético” para resguardar a confiabilidade das instituições. “São tantas as denúncias de corrupção sem que sejam aplicadas as punições legalmente previstas que a população passa da perplexidade inicial para um descrédito permanente”, alertou.

Nota Oficial
 
Em nota oficial publicada no site da entidade, Claudio Lamachia destaca que, “diante da constatação de tantas evidências delituosas que ocupam a mídia local e nacional diariamente, não só a OAB, mas toda a comunidade gaúcha enfrenta com tristeza e perplexidade a prolongada busca da verdade e anseia pela exemplar punição de corruptos e corruptores”. A nota ressalta, ainda que, “mesmo tendo que agir com severidade, parlamentares e autoridades não poderão perder de vista a importância de assegurar as garantias constitucionais dos indiciados e defensores, estes últimos investidos de prerrogativas profissionais e próprias da cidadania”.
 
Para conferir a íntegra da nota oficial publicada no site da OAB/RS, clique aqui. 


 
Assessoria de Imprensa – OAB/RS
Carol Majewski – Jornalista / Assessor

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro