|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
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NOTÍCIA

29.11.16  |  Dano Moral   

Passageiro que teve de dormir no aeroporto e perdeu aniversário da esposa será indenizado, diz TJ/SC

O autor permaneceu por mais de doze horas aguardando o voo em São Paulo para chegar ao seu destino final, sem acomodação e auxílio adequados por parte da empresa aérea, sendo assim, "evidente (...) o abalo moral sofrido, o qual ultrapassa mero aborrecimento ou incômodo".

Uma companhia aérea terá de indenizar, por danos morais, um passageiro que passou mais de 12 horas no aeroporto, sem hospedagem, e perdeu o aniversário da esposa após problemas no deslocamento de Brasília para Florianópolis. A 5ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), entretanto, reduziu o valor de R$ 15 mil, arbitrado em 1º grau, para R$ 10 mil.

O problema teria se iniciado na capital Federal. O voo de retorno do autor, com conexão em São Paulo, atrasou devido a uma falha mecânica na aeronave, o que fez com que perdesse o voo com destino a Florianópolis. A empresa ofereceu acomodação somente para passageiros idosos, em função de não haver mais vagas no hotel, e se limitou a distribuir voucher para sanduíche aos demais clientes. Depois de dormir no aeroporto, em vez de embarcar às 22h30min para Florianópolis, o autor conseguiu retornar apenas às 11h40min do dia seguinte.

A empresa, em sua defesa, alegou problemas técnicos. Disse que, por se tratar de conexão, atrasado o primeiro trecho, não teve como retardar o segundo para esperar pelos passageiros que ainda não haviam chegado. Confirmou ainda a versão do autor, porém negou tê-lo deixado sem assistência, pois orientou os passageiros não idosos a hospedar-se por conta própria para depois solicitar reembolso. No entanto, o relator, desembargador Luiz Cézar Medeiros, destacou na decisão que esse não é o procedimento correto de acordo com as normas consumeristas.

O magistrado pontuou que o autor permaneceu por mais de doze horas aguardando o voo em São Paulo para chegar ao seu destino final, sem acomodação e auxílio adequados por parte da empresa aérea, sendo assim, "evidente (...) o abalo moral sofrido, o qual ultrapassa mero aborrecimento ou incômodo".

Processo: 0318288-20.2014.8.24.0023

Fonte: Migalhas

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