|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.05.07  |  Internet   

Pai encontra filho pelo Orkut após procura de mais de 20 anos

Em uma busca virtual de poucos segundos, o analista de contas Vanderlei da Silva, 44 de idade, conseguiu encurtar uma outra busca, que durou 22 anos, por um filho perdido. No final de 2006, ele descobriu o perfil de Robson dos Santos no saite de relacionamentos Orkut e na Páscoa de 2007 conseguiu finalmente abraçar o menino de novo.

“Foi muito louco. Muito louco mesmo”, conta o paulistano Silva. “Até eu fico assim passado com a história. Eu paro e não acredito ainda”. Ele não via o filho desde 1984, quando a ex-namorada foi embora com a criança sem deixar endereço nem telefone – e os conhecidos não passavam informações sobre ela. Até em um programa de televisão ele tentou ajuda para encontrar o garoto, sem sucesso.

A descoberta aconteceu por acaso. Silva passeava perto de casa, na Zona Norte da cidade, quando um rapaz o chamou na rua. “Sabe quando você olha a pessoa e você não sabe quem é?” Nervoso por não saber direito quem era o moço, tentou encurtar a conversa. Mas quando viu que o papo era relacionado ao filho, conseguiu pegar algumas informações estratégicas.

Veja o relato no saite Globo.com
(Texto da jornalista Clarice Sá)

“Soube ali que ele ia casar. Pensei: ‘sério? Será que ele vai casar? O moleque já tá grande, vai casar e ele não sabe de mim e nem eu dele’. Mas aí o rapaz falou que o nome da namorada do meu filho era Francila”.

Ao chegar em casa, Silva conta que ainda relutou, mas decidiu fazer a busca no site. Só duas páginas apareceram. Ele descartou a de uma senhora e clicou na de uma “mocinha morena”.

“Aí entrei em pesquisar (amigos) e coloquei o nome dele. Menino do céu. Na hora que eu coloquei Robson dos Santos, que me aparece a foto do moleque, quase que eu tive um troço. Falei pra mim mesmo ‘meu Deus, achei, caramba’. Aí fiquei uns 15 minutos olhando pra aquela foto”.
 
Silva mandou um e-mail para a namorada de Robson e contou a história para uma de suas quatro filhas. A menina se apressou e deixou um recado na página do irmão. O rapaz mostrou o bilhete para a mãe e mostrou a foto da menina com o pai dela. A mãe, Neusa dos Santos, confirmou – o senhor da foto era mesmo o pai de Robson.

 “Achei que não ia reconhecer, mas ele não mudou muito não. Só mudou a careca. O rosto continua o mesmo ainda”, brinca Neusa.

Robson comentou a história com a namorada, que já tinha respondido o e-mail de Silva e passado o telefone de casa. Alguns recados e e-mails depois, Silva tomou coragem mais uma vez. “Um dia ele ligou pra casa da minha namorada. E eu tava lá. Foi uma coisa maluca, diferente. Eu não sei explicar, não”, conta o rapaz.

Pai e filho continuaram a se falar – virtualmente e por telefone – e combinaram um encontro para a Páscoa. Silva viajou para a Bahia e passou quatro dias na cidade do filho. O encontro ocorreu na casa de Neusa. "Foi uma coisa assim, sei lá. Você sabe, maluca mesmo", conta Robson, que se achou "muito parecido" com o pai. "Principalmente as entradinhas."

Ele foi criado sabendo que o marido de sua mãe era seu padrasto e confessa que nunca pensou em procurar o pai. "Eu tenho pra mim esse ditado: ´pai é aquele que cria´. Pai não é aquele que faz simplesmente e não dá carinho. Se eu fosse pai, eu ia atrás, não importa o que acontecesse". Por isso o rapaz se diz "surpreso" com a persistência do próprio pai.

Robson espera viajar para São Paulo em janeiro para conhecer os tios, a avó e os irmãos paulistanos - são quatro mulheres e um bebê de três meses. Enquanto a viagem não acontece, o telefone, e-mail - e o Orkut - matam a saudade.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro