|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.06.07  |  Advocacia   

Outras melhorias na rotina bancária dos advogados

Anteontem (13) a OAB-RS iniciou - com autorização do diretor do Foro Central de Porto Alegre, juiz Giovanni Conti - os trabalhos de redesenho da sala da entidade, no 7º andar do prédio, para a futura instalação novos computadores e de dois caixas executivos do Banrisul para atendimento a advogados e estagiários. A completa solução, todavia, não será rápida: depende, antes, de autorização do Banco Central; de providências ligadas à segurança; e de reformas na sala (há necessidade de colocação de porta giratória para a detecção de metais, alarmes etc).
 
Na próxima quarta-feira (20), em reunião na Corregedoria-Geral da Justiça, a Comissão de Acesso à Justiça da OAB-RS leva propostas efetivas da entidade e do Banrisul para a desburocratização no pagamento dos alvarás (a ser feito por via eletrônica) e da possibilidade de pagamento das custas judiciais em qualquer agência da rede bancária brasileira - permanecendo o Banrisul como centralizador.
 
Desde ontem o Banrisul - com o reforço de três novos funcionários - disponibilizou na sua agência, no 2º andar do Foro Central, um caixa executivo para atendimento exclusivo de advogados que se identifiquem. Esse serviço não será extensivo a estagiários nem a funcionários de escritórios de Advocacia, que continuarão sujeitos ao fluxo das filas. A gerente Beatriz Santos Padilha disse ao colunista que "pessoalmente está à disposição de todos os advogados, para uma perfeita integração do Banrisul com a Advocacia".
 
Em abril e maio, a OAB gaúcha havia recebido 117 reclamações de advogados sobre deficiência de atendimento na agência Foro do Banrisul: preferências aos juízes, falta de funcionários, excesso e lentidão de filas, burocracia no pagamento dos alvarás e casos esporádicos de má-vontade de funcionários. A entidade deu pronta resposta.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

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