|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.06.08  |  Advocacia   

OAB/RS volta a defender a Reforma Política

Diante dos recentes escândalos de corrupção registrados nos cenários políticos gaúcho e nacional, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, voltou a defender, nesta segunda-feira, a Reforma Política como solução para a crise ética que atinge o país. “O que estamos vivenciando nos últimos tempos não tem precedentes e demonstra claramente que o atual modelo político brasileiro conspira para que aconteçam fatos lamentáveis e vergonhosos como esses”, afirmou, referindo-se também à crise política estadual desencadeada pelas revelações feitas na CPI do Detran e pela divulgação de uma conversa entre altos mandatários do Executivo gaúcho. “A Reforma Política deve ser iniciada imediatamente, sob pena de as instituições perderem completamente a credibilidade”, frisou o dirigente.

Claudio Lamachia ressalta que a entidade está atenta e vigilante aos desdobramentos da CPI do Detran, tendo, inclusive, designado um de seus membros para acompanhar as apurações. Na semana passada, indignado após a revelação de conversas telefônicas entre alguns dos suspeitos de desviar verbas públicas, Lamachia afirmou que “o caso está expondo as entranhas de um vergonhoso esquema de corrupção no Estado”. Segundo ele, os fatos demonstraram que “os envolvidos tinham trânsito livre em diferentes esferas do poder e agiam unicamente para satisfazer os seus interesses pessoais, sem se preocupar com o bem público”.

Nota Oficial

Em nota oficial publicada no site da entidade, Claudio Lamachia destaca que, “diante da constatação de tantas evidências delituosas que ocupam a mídia local e nacional diariamente, não só a OAB, mas toda a comunidade gaúcha enfrenta com tristeza e perplexidade a prolongada busca da verdade e anseia pela exemplar punição de corruptos e corruptores”. A nota ressalta, ainda que, “mesmo tendo que agir com severidade, parlamentares e autoridades não poderão perder de vista a importância de assegurar as garantias constitucionais dos indiciados e defensores, estes últimos investidos de prerrogativas profissionais e próprias da cidadania”.

Claudio Lamachia lembra que a Reforma Política é uma das principais bandeiras de luta da OAB em todo o país. O Conselho Federal da entidade já encaminhou seu projeto de modificações no modelo político às presidências da República, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Dentre o que propõe, está uma maior participação popular nas decisões, através de plebiscitos, referendos e possibilidade de recall dos mandatos políticos. Além disso, pede o fim da reeleição e defende a fidelidade partidária e o financiamento público de campanhas eleitorais.
 
Para acessar a íntegra da nota oficial emitida na última quarta-feira (4/6), clique aqui
 
 
 
Assessoria de Imprensa – OAB/RS
 
Carol Majewski – Jornalista / Assessor

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro