|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

12.04.18  |  Advocacia   

OAB/RS reúne dezenas de lideranças comunitárias para que sejam agentes de informação sobre o voto

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

“Para a grande marcha, é preciso dar o primeiro passo”. Com essa frase inspirada nos pensamentos do líder chinês Mao Tsé-Tung, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, sintetizou um momento histórico na trajetória da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS). Exatamente no dia em que comemora 86 anos de história (11), a Ordem gaúcha abriu as portas da entidade para receber representantes de entidades comunitárias de Porto Alegre.

Na manhã desta quarta-feira, Breier apresentou a campanha Voto Consciente da OAB/RS, que busca conscientizar a população gaúcha sobre a necessidade de se informar sobre os candidatos nas eleições gerais de outubro. "Temos de difundir a ideia do voto como processo de mudança do quadro político. Temos bons políticos, mas eles são abafados pelos maus políticos. Nosso objetivo é levar o máximo de informação à população", frisou. "Um voto equivocado pode ter graves consequências para a população", completou.

O encontro realizado no 14ª andar da OAB/RS teve três horas de duração e contou com a presença da conselheira seccional e uma das coordenadoras da campanha Voto Consciente, Fabiana Barth, além dos advogados Karla Meura, e Leandro Soares. "Temos de estimular a boa política. A população precisa conhecer os candidatos que vão decidir coisas importantes para todo país", lembrou Fabiana, que tem Paulo Moreira ao seu lado na coordenação da campanha.

Um dos objetivos desse encontro inicial foi mobilizar mais forças e vozes para que um maior número de pessoas esteja habilitada a valorizar a escolha de seus representantes. "Precisamos dialogar com a sociedade. Precisamos de homens e mulheres unidos para realizar a transformação social", frisou Carla. "Precisamos fortalecer a coletividade", completou Leandro.

Após o detalhamento de linhas gerais do projeto - todos os presentes receberam a apresentação completa –, várias lideranças comunitárias fizeram uso da palavra. Dante Menendez, do Conselho Municipal da Juventude de Porto Alegre, destacou que, recentemente, levaram 400 jovens com 16 e 17 anos, de escolas públicas, para confecção do título eleitor. “Precisamos debater junto com as jovens a transformação política”, destacou.

Foi lembrado durante o encontro que, no ano 2000, foram 15.211 eleitores com menos de 18 anos que votaram na capital gaúcha. Já na eleição de 2016, na mesma faixa etária, o número de eleitores despencou para 3.657. É a confirmação estatística do desinteresse de jovens pela política.
A líder comunitária Maria do Carmo, da Restinga, lamentou que disciplinas escolares como Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política Brasileira (OSPB). “Falta educação política para a sociedade. Ao mesmo tempo, não vejo muito interesse da Justiça Eleitoral de promover o tema”, frisou. Ela avaliou que o brasileiro nem sempre vota errado. “Na verdade, somos traídos pelos políticos, que mudam de posições”, destacou.

Representando moradores da Restinga, Paulo Teixeira salientou a brutal violência contra as políticas sociais no país. “Precisamos estar mais unidos. É sempre bom lembrar que o dinheiro público não é de um governo. Ele é um recurso do contribuinte. Se um político faz uma obra, é mais que obrigação. O eleitor precisa saber que ninguém dá nada para ninguém”, frisou. Ana Rangel, do Conselho Tutelar de Porto Alegre, destacou a necessidade de se ter mais ações práticas para valorizar o cidadão. “O jovem deixa a escola cada vez mais cedo. E aí acaba cooptado pelo tráfico, igrejas, partidos políticos. Estamos cansados de estatísticas. Precisamos projetos práticos”, avaliou.

Para a líder comunitária Lourdes Zilli Souza, do Extremo Sul de Porto Alegre, será um conjunto de pessoas que fará a mudança. “Essa iniciativa da OAB/RS é maravilhosa, até porque a população está sem rumo”, refletiu. Ela destacou a importância de o cidadão fiscalizar o trabalho do político após as eleições. “Eu faço a minha parte, acompanhando projetos e votações na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa”, comentou.

Lorecinda Ferreira Abrão, que entrou para a história da capital como a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal, destacou maior ênfase no processo educacional dos brasileiros. Ela frisou a importância da informação como elemento transformador e libertador, mas fez um alerta sobre a realidade em diversas vilas e bairros. “Alguns grupos comunitários já têm candidatos. Os líderes definem e indicam o nome para a população.

A campanha Vote Consciente

A OAB/RS, com a liderança do Conselho Federal da OAB/RS, mobilizará a sociedade sobre a importância de eleger bons representantes na política. Serão ações envolvendo as 106 subseções da Ordem gaúcha. Serão realizadas várias ações para conscientizar sobre a importância do voto: vídeos informativos e educativos, reportagens sobre Fake News, Hotsite com conteúdo sobre as eleições, espaço para denúncias de caixa 2, debates e ações nas ruas.

O lançamento oficial deverá ocorrer nas próximas semanas.

Presenças

Estavam presentes no encontro, o representante da região da Restinga e Partenon, Miguel Rangel; o representante da Zona Norte – Eixo Baltazar, Ademir Carvalho; o representante da região Sul e Centro sul, Antonio Fonseca; o representante da região Nordeste, Claudio Roberto Costa; a representante do Conselho Tutelar, Ana Maria Rangel; a representante do Eixo-Baltazar, Laura Elisa Machado; a representante da região Centro, Maria de Fátima Cassol Flôres; o representante da região Sul-Poa, Carlos Vinícius A. Pereira; o representante da região Lomba do Pinheiro, Abimael Pivetta Mendes; o representante  da região Mario Quintana, Leandro dos Santos; o representante da região Centro Mariana Ferreira dos Santos; o representante da região leste, Filipe Tisbierek; o representante do Conselho Municipal da Juventude  Dante dos Santos; o representante da UEEI/UERGS, Éderson G. S. Ferreira; a representante da região extremo sul, Lourdes Zilli de Souza; a representante da região da Restinga, Juliane Vinas dos Reis; o representante da região da Restinga, Emilio Lacerda; o representante da região da Glória, Manoel Vigneaux; a representante da região da Restinga, Rozeli da Silva; a representante da região da Restinga, Aline da Cruz Soares; a representante da região do Morro Santana, Marcia Amancio; a representante da região da Restinga, Idêmia da Silva Calistro; a representante da região da Restinga, Almerinda Rosa de Lima; a representante da região da Restinga, Leila Maria Pitta de Azevedo; a representante da região da restinga, Adecilva da Silva Conceição; a representante da região da Restinga, Nelzi Alves Andrade; o representante da Secretaria Municipal de Segurança, André Luis de Oliveira Ribeiro; a representante da região Leste de POA, Maria Jandira de Fraga; o representante da região da Zona Sul, Renan Tamboim; a representante da região da Zona Leste, Silvia Cassandra de Souza Dias; a representante da região da Zona Leste, Vera Teresinha da Silva Rodrigues; o representante da região da Zona Leste, Everton da Silva Rangel; o representante da região da Zona Norte, Juares dos Santos; a representante da região da Zona Leste, Silvia Souza; a representante da região do Paço Municipal, Lorecinda Ferreira Abrão; a representante da região da Zona Sul, Maria do Carmo S. Silva e a representante da região Sul, Elen Silveiro Rosa.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro