|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.12.17  |  Advocacia   

OAB/RS renova parceria com Governo do Estado para execução do projeto OAB Vai à Escola

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Foto: Caroline Tatsch - OAB/RS

Crianças empoderadas, qualificadas, cientes do seu papel social e protagonistas da sua própria história. Essa é a ideia do projeto da OAB Vai à Escola, que teve seu Termo de Cooperação assinado pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e pelo secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, na tarde desta segunda-feira (18), na sede da Secretaria de Educação. O projeto, que vai levar debates de interesse social à rede educacional, vai atingir cerca de 950 mil estudantes em 1545 escolas de todo o Estado.

Breier, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, já atuou no projeto, visitando escolas para falar sobre cidadania. “O papel de nossa entidade é, além de olhar para a advocacia, de também se preocupar com a cidadania. Somos mais de 60 comissões e 106 subseções. Iremos atuar em conjunto, engajados e abrangendo todo o Estado. Acreditamos que a união faz a força”, destacou o dirigente. “Esta parceria reforça a nossa causa, contribuindo para o nosso espírito de luta por causas cidadãs”, ratificou.

O presidente da Ordem ainda antecipou que um dos temas a ser discutido nas escolas será o Voto Consciente, campanha que está sendo preparada para as próximas eleições: “Pretendemos conscientizar e levar informação à população sobre a importância de sua escolha, o que refletirá num país melhor”, reiterou.

Para o secretário de Educação, a parceria será fundamental para os estudantes da rede estadual: “Fico feliz em retomarmos este convênio. Discutir cidadania, leis e papel social tem sido necessário no atual momento”, falou. “Isso ajudará no futuro desses alunos. Sou testemunha do que a OAB/RS tem feito pela sociedade”, destacou Krummenauer.

Saiba mais sobre o projeto

A parceria com o Governo do Estado ocorre há seis anos, mas, no próximo ano (2018) o OAB Vai à Escola vai contar com um novo formato. Com a parceria dos programas Valores na Educação da ONG Parceiros Voluntários, os programas atuarão em conjunto nas escolas do Rio Grande do Sul, por meio do Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, para estimular, em crianças e jovens, a prática da responsabilidade individual, promovendo o protagonismo infanto-juvenil, integrando a comunidade escolar através de ações sociais.

O projeto também atua com apoio das Comissões de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS; da Criança e Adolescente (CECA) e da Mulher Advogada (CMA), para informar aos professores, alunos, pais e à comunidade escolar seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato (palestra, debates ou rodas de conversa). O calendário para início das atividades ainda será definido.

A presidente da CMA, Beatriz Peruffo, explicou que o OAB Vai à Escola já levou grandes resultados positivos para os jovens. “Por isso acreditamos na importância de dar continuidade para ele. Atendendo a um número tão grande de crianças e adolescentes, podemos contribuir para uma sociedade cada vez mais consciente de temas como combate à violência contra mulher, importância do voto e muito mais”, reiterou.

Conforme o presidente da CECA, Carlos Kremer, o projeto é o braço cidadão da OAB: “As atividades vão contribuir para que a comunidade escolar também seja um agente multiplicador, embarcando toda a comunidade local. A informação é transformadora”, disse.

Também estava presente na reunião a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rosângela Herzer dos Santos.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro