|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.07.20  |  Diversos   

OAB/RS participa do projeto IntegraLab da Corregedoria Regional do TRF4

Dentro do espírito de cooperação que orienta as relações dos órgãos responsáveis pelo sistema de justiça, a Ordem gaúcha, através da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência  (CEDPD), participou, nesta terça-feira (14), da primeira reunião online do projeto IntegraLab. A ação é  desenvolvida pelo Laboratório de Inovação e Criatividade da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região e propõe um debate sobre as inquietações e os desafios desse período de teletrabalho devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus.

O IntegraLab reúne os laboratórios de inovação das Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná para um diálogo virtual entre juízes, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, servidores e advogados dos três Estados que integram a 4ª Região.

Representando a OAB/RS no encontro, o vice-presidente da CEDPD, Francisco Telles, ressaltou a importância da manutenção do atendimento telefônico: “É fundamental para o esclarecimento das muitas dúvidas que têm surgido, até que um mínimo de atendimento presencial seja restabelecido”, defendeu.

Telles destacou, ainda, que o poder judiciário pode e deve contar com o auxílio da OAB/RS para o apoio operacional e para a prática de atos virtuais, envolvendo partes, testemunhas e advogados que não disponham de recursos tecnológicos ou conhecimentos técnicos: “A OAB/RS possui 106 subseções capazes de auxiliar nesse sentido, com a necessária isenção, preservando a higidez de princípios básicos como a incomunicabilidade de testemunhas e dando efetividade ao papel constitucional reservado à advocacia, que, nos termos do art. 133, da Constituição Federal, é essencial à administração da justiça”, enfatizou. 

Projeto IntegraLab

O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Criatividade da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região e conta com a participação dos laboratórios de inovação das Seções Judiciárias do RS, de SC e do PR. A iniciativa envolve colaboradores de toda a 4ª região com o objetivo de encontrar soluções para melhorias no fluxo de comunicação entre jurisdicionado, advogados, servidores e magistrados, tanto para o período de isolamento, decorrente da pandemia, quanto para os tempos vindouros.

O processo de construção das ideias é realizado de forma horizontal e colaborativa, guiado por meio de uma metodologia própria e conduzido por laboratoristas dos três Estados. Os encontros acontecerão virtualmente, uma vez por semana (às terças-feiras), sempre a partir das 10 horas, pelo período de 2 meses. Os trabalhos serão coordenados em revezamento entre os laboratoristas de cada Seção.

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro