|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.07.17  |  Advocacia   

OAB/RS investe em estrutura para advocacia gaúcha

Foto: Divulgação - OAB/RS

Foto: Divulgação - OAB/RS

Foto: Divulgação - OAB/RS

Foto: Divulgação - OAB/RS

 “A anuidade significa investimento para o advogado. Um profissional qualificado significa advocacia valorizada”, afirma o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier. É com essa intenção que a OAB/RS vai investir um total de R$ 2 milhões em infraestrutura em todo o Estado, para garantir melhorias na estrutura, atendendo cerca de 80 mil advogados ativos.

Esse resultado se deu em razão da readequação financeira da entidade e, também, pela atualização das anuidades. Para enfrentar a crise econômica no País, a administração renegociou contratos com empresas prestadoras de serviços e qualificou o atendimento aos advogados - com a troca de aluguéis das então unidades da OAB Serviços e Casa do Advogado - para um conjunto próprio, com mais serviços e atendimentos (Unidade Trend/CAARS) em frente ao Fórum. Da mesma forma, reduziu significativamente o custo com transporte, impressões e, ainda, com qualificação funcional, diminuindo o custo com recursos humanos. 

O presidente reitera que a Ordem gaúcha oferece diversos serviços de excelência na seccional, como o Sistema OAB unidade Trend, que conta com escritórios e estruturas à disposição dos advogados; transporte interforos; notas de expediente; incentivo em capacitação, por meio da ESA, convênios na área da saúde e benefícios, por meio da CAA/RS e, ainda, a nova OAB Serviços. “Além disso, mantemos as nossas 106 subseções e as 270 salas, espalhadas por todo o Estado, munidas de profissionais qualificados. Em qualquer lugar nesse Rio Grande, o advogado tem uma estrutura para ser atendido, com computadores, impressoras, acesso à internet, todo o suporte para realizar o seu trabalho”, destaca.

A anuidade é a única forma de arrecadação da OAB, pois a instituição não recebe nenhum recurso público, com o intuito de assegurar o atendimento e a procura por iniciativas de valorização do advogado no seu dia a dia, passando pelo cuidado com a sua saúde e de seus dependentes, como também pelo aperfeiçoamento, para o exercício da profissão. Todos esses benefícios são o retorno do investimento feito pelo advogado a partir do pagamento da sua anuidade.

O tesoureiro, André Luís Sonntag, afirma que os valores têm sido utilizados, principalmente, para a reforma e ampliação das estruturas que atendem os profissionais, pensando em garantir locais de excelência para a execução de seu trabalho. “A devolução da anuidade em investimentos de infraestrutura e tecnologia tem sido constante desde 2007, dando cada vez mais dignidade e condições para que o advogado atue”, ratifica.

Sedes e salas mais modernas e mais equipadas

Modernização, ampliação, reformas e melhorias na tecnologia. Entre os principais investimentos, até agora, a OAB/RS também finalizou cerca de 10 obras que já estavam em andamento, antes da atual gestão 2016/2018 assumir. “Nossa gestão é de continuidade e, por isso, finalizamos aquilo que já estava em andamento. Agora, com a finalização das obras que estavam em andamento, passamos a projetar novas metas e executar novos projetos”, explicou Sonntag.

Investir e reinvestir são as prioridades da OAB/RS no ano da valorização da advocacia. Além dos trabalhos intensos em defesa das prerrogativas profissionais, do combate à publicidade irregular e do exercício ilegal da profissão, da luta pelo respeito aos honorários advocatícios e da promoção de diversas ações pelo aperfeiçoamento profissional, a OAB/RS reforçará, para a sociedade, a atuação do advogado em defesa dos cidadãos. Outra ação a ser implementada será a aproximação da seccional com o advogado.

Obras

Para o tesoureiro, além de construir e reformar, a infraestrutura interna também precisa de atenção: “Temos o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS) para o investimento em tecnologia da informação, tanto em hardware quanto em software, que beneficiarão os advogados de todo estado. Na sala, localizada na Justiça do Trabalho, conseguimos mais 14 computadores, aparelhando o local com tecnologia de ponta, atendendo às demandas do Processo Eletrônico”, reiterou. Sonntag também destaca a estrutura do Sistema OAB – Unidade Trend, disponível para todos os profissionais.

 Entre as melhorias realizadas este ano pela Ordem gaúcha, estão reformas, ampliações e construções em subseções e salas de cidades como: São Gabriel, Giruá, Tapera, Ibirubá, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Palmeira das Missões, além da futura construção de estacionamento em Pelotas e das salas na Capital no Foro Central I, II, da Justiça do Trabalho, e nos bairros Sarandi e Tristeza.

 

Caroline Tatsch
Jornalista

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro