|   Jornal da Ordem Edição 3.134 - Editado em Porto Alegre em 22.12.2019 pelo Departamento de Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.12.18  |  Advocacia   

OAB/RS instala e dá posse à Comissão Especial da Igualdade Racial

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, instalou e deu posse, na tarde desta quinta-feira (13), aos membros da Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS. A comissão foi criada no Conselho Pleno da OAB/RS no dia 14 de setembro. A cerimônia aconteceu no auditório do OAB/RS Cubo.

O dirigente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, após empossar a presidente e os membros da comissão, destacou que “existe um discurso mascarado em nossa sociedade: o discurso de que não há discriminação. Por isso, talvez, não tenhamos força para enfrentar o preconceito, a discriminação racial e a desigualdade em nosso país. O Brasil tem muito ódio e discriminação, sim. Não podemos aceitar o discurso de que há igualdade, pois vivemos em uma sociedade de ódio”, destacou Breier.

Mais fotos da posse em breve no Flickr da OAB/RS

“Por meio da comissão, poderemos debater claramente esse tema. A nossa instituição vai trabalhar para que esse ódio seja reduzido pela informação, pelo debate, pela ação nas comunidades e, principalmente, pelo ato de cobrar dos políticos. Se não tivermos uma cobrança dos políticos, eles não nos representarão, mas representarão interesses partidários. A comissão tem o papel fundamental de trazer o debate e também de trazer a proposição e o encaminhamento acerca das temáticas de desigualdade racial. Somos uma instituição democrática, e o racismo é um problema de toda a nossa sociedade, por isso a OAB/RS seguirá atenta nesta luta”, pontuou Breier.

A presidente da Comissão, Karla Meura, ressaltou que a posse da Comissão marca o comprometimento institucional, no que se refere às questões de construir uma estratégia contra o racismo estrutural. “Nos tempos atuais, o racismo volta a ser ameaçador e também é uma ameaça à democracia e ao Estado Democrático de Direito. Temos um passado escravocrata, longo e perverso”, destacou Meura.

“Temos instrumentos jurídicos, instrumentos políticos e bons parceiros institucionais para somar a esse debate. O racismo é um problema de toda a sociedade, e se é importante para a sociedade, é importante para toda a cidadania”, pontuou Meura.

A comissão instalada nesta quinta-feira tem o objetivo de destacar as contribuições civilizatórias dos povos de ascendência africana; fortalecer e complementar a luta pela garantia dos direitos humanos; bem como articular estratégias institucionais de combate ao racismo, valorizando a advocacia negra.

“A advocacia exerce uma função essencial para a defesa dos direitos de toda a população brasileira. A OAB/RS jamais se calou diante das grandes lutas sociais, por isso a criação da Comissão da Igualdade Racial reforça o caráter democrático da OAB”, ressaltou Karla.

Também estiveram presentes ao evento: a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o coordenador das subseções e vice-presidente eleito, Jorge Fara; a diretora-geral da ESA, Rosangela Herzer dos Santos; a coordenadora-geral da comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, Neusa Maria Rolim Bastos; a presidente da comissão da Mulher Advogada, Beatriz Maria Luchese Peruffo; a diretora do eixo cultural da CAA/RJ, a membro da comissão da igualdade racial da OAB/RJ, Ana Carolina Lima.

 

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro