|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.03.08  |  Advocacia   

OAB/RS inicia Projeto de Interiorização Regionalizada

Com três eventos acontecendo simultaneamente, ocorreu na tarde da última quinta-feira (13) o lançamento do Projeto de Interiorização Regionalizada da OAB/RS em 2008. Dirigentes da Ordem gaúcha e de subseções, conselheiros seccionais e funcionários se dirigiram até Não-Me-Toque, promovendo um encontro que visou a conhecer as reais necessidades dos profissionais que atuam no Interior e estreitar ainda mais o relacionamento da categoria em sua integração com as comunidades.
 
Clique aqui,  para ver o álbum de fotos
 
O encontro e o almoço de confraternização foram realizados na Expodireto, uma feira agropecuária de nível internacional, promovida pelo município de Não-Me-Toque. As diretorias da Ordem gaúcha, das subseções vizinhas, conselheiros seccionais e colaboradores foram recebidos pelo presidente da Subseção local, Luiz Paulo Malaquias, pelo prefeito de Não-Me-Toque, Armando Roos, e por diretores da Cooperativa local, além de diversas lideranças da região. Os integrantes das comitivas aproveitaram para conhecer a Expodireto.
 
Participaram do lançamento do projeto o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o vice, Jorge Estevão Maciel, a secretária-geral Sulamita Santos Cabral e o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, juntamente com a tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Letícia Saldanha Caiaffo, dos conselheiros seccionais Alexandre Bisognin Lyrio, Cezar Souza, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer e Carmelina Ida Mazzardo.
 
Das subseções, além do presidente de Não-Me-Toque, Luiz Paulo Morais Malaquias,se dirigiram os presidente de Carazinho, Luciano Hillebrand Feldmann; de Espumoso, Simao Ottoni Parizoto; de Frederico Westaphalen, Antonio Luiz Pinheiro; de Getúlio Vargas, Daltro Pedro D Agostini; de Ibirubá, Jose Augusto Dias De Oliveira; de Lagoa Vermelha, Victor Hugo Muraro Filho; de Marau, Ildomar Marodim; de Nonoai, Jairo Jose Reck; de Palmeira das Missões, Alvaro Simoes Magalhães; de Panambi, Oliverio Plegge; de Passo Fundo, Cinara Liane Frosi Tedesco; de Sananduva, Euclides Aires Copatti; de São José do Ouro, Orli Carlos Da Costa; de Soledade, Eduardo Gralha Silva, de Tapejara, Neuri Domingos Coser e de Tapera, Celito Avelino Iora. A presidente da subseção de Sarandi, Marlene Maria Salton, não pode participar por motivos de saúde, se fazendo presente o vice-presidente de Sarandi, Sergio Antonio Di Domenico. Já a subseção de Erechim esteve representada pelo vice Valter Augusto Kaminski.
 
A secretária-geral e idealizadora do evento, Sulamita Cabral, analisou que o Projeto de Interiorização Regionalizada de Não-Me-Toque “foi organizado em estreita colaboração com a equipe liderada pelo Dr. Malaquias, que no colégio de presidentes de 2007 prontamente se disponibilizou a fazer o Iº Projeto de Interiorização de 2008  em Não-Me-Toque. Estou impressionada com a pujança da Feira e com a participação de todos, presidentes, membros das diretorias, advogados ,funcionários e a comunidade local que através do Prefeito elogiou a iniciativa da OAB/RS.
 
O Presidente da Subseção anfitriã, Luiz Paulo Malaquias ressaltou: "essa visita da diretoria e dos colegas de subseção à Expodireto vem ao encontro do que nós pensamos, na forma de uma maior participação nas atividades das comunidades". O presidente de Não-Me-Toque ainda lembrou que "a interiorização regionalizada irá agregar ainda mais conhecimento para nós. Ter a diretoria mais próxima do advogado significa ter a nossa própria Ordem mais próxima do cidadão". Malaquias afirmou que a atual gestão da Ordem gaúcha está dando um exemplo de transparência e integração com esse entrelaçamento com o advogado interiorano.
 
Durante a Expodireto, o Presidente Lamachia ainda conversou com o prefeito de  Soledade, Olavo Sebastião Vallendorff.

Diretoria da seccional gaúcha conversa com os presidentes de subseções

Por mais de três horas, a diretoria da seccional gaúcha, a tesoureira da CAA/RS e a diretoria das subseções presentes estiveram reunidas na Câmara dos Vereadores do Município.
 
Para Lamachia, as subseções e a seccional precisam desse contato mais próximo, o que só tende a aumentar o nível das reuniões. Pediu que os advogados olhem mais para o site da OAB/RS e se inteirem mais do que a entidade está fazendo. Explanou sobre as reduções de custos implementados na atual gestão, a conquista da nova sede, ao mesmo tempo que agradeceu a todas as manifestações de carinho e compreensão que recebeu. O presidente da Ordem gaúcha ainda afirmou que será enviado um relatório com tudo o que a entidade fez no primeiro ano da atual gestão.
 
O presidente lembrou a conquista das férias forenses a partir do apoio do senador Pedro Simon, esclarecendo que a seccional busca agora um entendimento melhor sobre a compensação dos honorários, matéria que as próprias subseções podem ajudar, marcando reuniões com os diretores dos foros, discriminando os gastos que um escritório têm hoje em dia.
 
Foram levantados na reunião inúmeros assuntos, como a educação que os atuais estudantes vêm recebendo das universidades. Lamachia explicou como está se dando o exame unificado de Ordem, que permitirá haver no Brasil inteiro um único conceito. A partir disso, poderão ser feitas avaliações nas faculdades gaúchas, com possibilidade, inclusive, de ser divulgado um ranking com as melhores colocadas.

Também foram levantadas questões sobre a inadimplência dos advogados. Luiz Henrique Schuh, diretor tesoureiro da OAB/RS, lembrou os vários programas feitos pela atual direção no sentido de facilitar e de sanar as dividas dos profissionais com a entidade.
 
Caixa de Assistência ao Advogado deve ser regionalizada
 
Outro tema discutido foi a ampliação da acessibilidade dos advogados do Interior aos benefícios proporcionados pela Caixa de Assistência. A tesoureira da entidade, Letícia Saldanha Caiaffo, explicou que está sendo estudado um processo de regionalização que deverá ser implantado a partir do mês de maio, quando serão nomeados delegados em várias regiões do estado, onde serão disponibilizados os benefícios oferecidos pela Caixa ao Advogado. Letícia lembrou que o presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães está se empenhando para que a regionalização seja feita o quanto antes.
 
A tesoureira lembrou que a CAA/RS procura sempre dar, realmente, benefícios que "valha a pena” ao advogado, eximindo-o de boa parte do preço cobrado sem o suposto convênio e, por isso, há às vezes uma certa demora em firmar as parcerias entre a CAA/RS .
 
Também já está sendo e serão catalogados todos os serviços oferecidos tanto na capital quanto nas subseções.
 
Comissão da Mulher Advogada (CMA) ganha novos membros no Interior
 
Ao mesmo tempo em que eram debatidos diversos assuntos na Câmara, um grupo de mulheres, das diferentes subseções, liderado pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Carmelina Ida Mazzardo se encontrava o Foro central do Município.
 
Carmelina explicou que além de fazer um convite e mobilizar as advogadas para um encontro que será realizado em agosto, a Comissão estava se apresentando para as profissionais da região. A presença da CMA pretendia incentivar as advogadas a fazer parte do trabalho que tão bem é realizado em algumas cidades do interior e na capital.
 
"Nós hoje estamos com 50 subseções representadas na Comissão estadual e queremos que pelo menos todas as subseções tenham representação. É uma forma de fazer um trabalho direcionado a mulher e fazer com que a mulher participe mais da ordem, tendo em visto que temos um conselho onde nós temos apenas 5 ou 6 mulheres que fazem parte e temos e queremos aumentar ainda mais essa representação" afirma Carmelina.
 
Funcionários recebem treinamento e esclarecem suas dúvidas
 
Enquanto que os dirigentes da seccional e das subseções se reuniam na Câmara dos Vereadores de Não-Me-Toque e a Comissão da Mulher Advogada no Foro Central, coordenadores da Comissão de Seleção e Inscrição (CSI), do Financeiro e da Contabilidade realizavam treinamentos e tiravam dúvidas das 13 subseções que enviaram colaboradores, na sede do Sindicato Rural de Não-Me-Toque.
 
Pela OAB/RS, ministraram o treinamento Marli Carvalho (CSI), Eudes Motter e Leonice Magri (Financeiro), e Euclides Martins Camargo (Contabilidade). A assessoria foi de Rafael Moraes e Cláudio Furtado (SECGER), Daniel Justo (Informática).
 
Estiveram presentes também Sandra Damiane, da subseção de Carazinho, Roberto Ricone, de Erechim, Raciele Mazzonetto, de Frederico Westphalen, Lisali Schoenerr, de Ibirubá, Ana Paula Cotica, de Marau, Claudia Sebastiany, de Não-Me-Toque, Juliano Costa, de Nonoai, Marina Prates, de Panambi, Paula Rodrigues, de Passo Fundo, Paula Rodrigues, de Passo Fundo, Verlaine Sinhorini, de São José do Ouro, Priscila Dedordi, de Sarandi, Vitor Closer e Letícia Antoniolli, de Tapejara e Daniele Neves, de Tapera.
 
Marli Carvalho, da CSI, instruiu os funcionários sobre os procedimentos de processos de inscrições e orientação para a troca do novo cartão de identidade dos advogados.
 
Já Eudes Motter e Leonice Magri, do Financeiro, passaram informações quanto aos procedimentos a serem adotados pelas subseções quanto o recolhimento de taxas e serviços.
 
Por fim, Euclides Martins Camargo, da Contabilidade, explicou os procedimentos para prestação de contas das subseções, a padronização e definição de prazos para o início da prestação, os cuidados que se deve ter no envio do documento à seccional, a definição de contas de adiantamento de valores. Camargo lembrou que após o adiantamento financeiro a subseção deve enviar a sua prestação de contas, que irá espelhar a aplicação dos recursos através de documentação idônea para a contabilidade da seccional.
 
Na Sessão do Conselho Seccional, realizada no dia 14, o Conselheiro Cesar Souza, de Carazinho, parabenizou a Direção da OAB/RS pelo evento, afirmando que tem recebido diversas manifestações de presidentes da região elogiando a iniciativa.
 
 
Confira os depoimentos de alguns dos presentes no evento:
 
Eu acho que essa é uma brilhante idéia que a seccional teve porque valoriza o advogado do interior, recebendo a visita da diretoria em determinada regiões. A iniciativa é muito boa, o que só vem a engrandecer a entidade, principalmente porque os advogados não tem como ir em Porto Alegre, visitar a seccional. São iniciativas como essas que fazem o advogado ter contato com a diretoria.
 
Oliverio Plegge, presidente da subseção de Panambi
 
Eu acho essa iniciativa excelente. Nós tínhamos essa dificuldade de manter contato com a seccional. Havia uma grande distância entre a Capital e o interior. Hoje percebo uma aproximação. Também tenho que elogiar a nova administração pela transparência. O que a diretoria da seccional faz hoje a gente sabe. E quanto o tratamento dado a nós, só temos que parabenizar a nova diretoria.
 
Já é o segundo mandato que estou exercendo e nós não tínhamos ontem o que temos hoje a nossa disposição.
 
Orli Carlos Da Costa, presidente da subseção de São José do Ouro 
 
Eu acho que está sendo muito boa essa interiorização. É muito bom para aproximar os advogados da região, pois a OAB é um todo no RS. Esse encontro, uma reunião com menos presidentes de subseções com a diretoria facilita a resolução de problemas a nível de região, permitindo um debate mais próximo com cada presidente e explicitando os problemas mais específicos de cada região. Têm os colégios presidenciais, porém são 100 e poucos presidentes. Sobra pouco tempo.
 
Jairo Jose Reck, presidente da subseção de Nonoai
 
 
O advogado do interior realmente tem dificuldades de se comunicar com outras subseções. Nós já temos essa dificuldade entre as subseções interioranas e ainda temos com as subseções da capital. Nós realmente precisamos que a direção venha até nós. 
 
Silviane Lech, advogada de Não-Me-Toque
 
O evento foi excelente. Eu trabalho aqui na OAB de Carazinho há 11 anos e somente agora pude conhecer vários colegas da capital com quem só falava por telefone. Também ajuda muito para tirar as dúvidas, esses treinamentos precisam ser mais seguidos. Estava comentando agora mesmo com o tesoureiro que a gente tem muitas dúvidas. Percebi também que a organização da CSI melhorou, está tudo mais rápido.
 
Sandra Regina Damiane, funcionária da subseção de Carazinho
 
Na Sessão do Conselho Seccional, realizada no dia 14, o Conselheiro Cesar Souza, de Carazinho, parabenizou a Direção da OAB/RS pelo evento, afirmando que tem recebido diversas manifestações de presidentes da região elogiando a iniciativa.
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro