|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.06.07  |  Advocacia   

OAB/RS estuda novas medidas contra advogado-radialista

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, disse, ontem (19), que a entidade está estudando novas medidas para interpelar o advogado-radialista de São Paulo Jonas Greb que, em programa de rádio do último dia 4, véspera do jogo entre Grêmio e Santos, incitou a violência entre as torcidas e ofendeu os gaúchos com palavras de baixo calão.  Os insultos atingiram até mesmo a Brigada Militar.

Através de ofício, a OAB gaúcha já pediu à Seccional paulista da Ordem para que o caso seja analisado sob a ótica do Código de Ética da Advocacia. Além disso, o dirigente está verificando as possibilidades de que sejam tomadas providências, quanto ao episódio, pelo Ministério Público de São Paulo.

Repudiando as "graves e lamentáveis" declarações de Greb, que foram ao ar no programa "Santos sempre Santos", da Rádio Trianon AM 740, o presidente da OAB gaúcha destaca, no ofício, que as palavras do advogado-radialista "incitaram a violência de forma absolutamente irresponsável, além de desrespeitar de forma incisiva o povo gaúcho".

Conforme a sua Assessoria de Comunicação, a OAB-SP já determinou a abertura de procedimento ético, e o advogado Jonas Greb será notificado para apresentar defesa preliminar.

No programa, o comentarista esportivo chega a dizer que "se eles (os gaúchos) dizem que querem se separar do Brasil, que se separem. Não precisamos do Rio Grande do Sul na bandeira do Brasil. Eles não servem para serem brasileiros".

Há, no entanto, colocações ainda mais injuriosas. Além de torcedor do Santos e advogado, Greb  foi candidato a deputado estadual pelo PSC em 2006. O presidente da OAB/RS frisou, ainda, que o esporte tem que servir como ferramenta de integração entre os agentes da sociedade, sempre de forma pacífica e dentro dos limites da lei. "O esporte não deve, de maneira alguma, ser usado para provocar a violência", afirmou Lamachia.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro