|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.04.07  |  Advocacia   

OAB de Roraima evita fraude no Exame de Ordem e pede investigação

O presidente da OAB de Roraima, advogado Antonio Oneildo, encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal de três candidatos oriundos do Ceará que tentaram fraudar a inscrição no último Exame de Ordem realizado naquele Estado. Na denúncia, segundo Oneildo, os três candidatos cearenses apresentaram o mesmo endereço e informaram que residiam em Boa Vista há um ano.

No entanto, o contrato de locação apresentado registrava a data de 1º de setembro de 2007. O caso aconteceu no período de inscrição para o exame, em março deste ano. Outro fator que chamou a atenção da Seccional foi quanto à data de expedição do diploma de formação no curso de Direito: um dia antes do pedido de inscrição na OAB.

Desconfiado de que os documentos apresentados poderiam ser falsos, o presidente da OAB de Roraima enviou imediatamente a denúncia ao procurador-chefe da República em Roraima, José Milton Nogueira, que pediu a abertura de procedimento e já deu início às apurações da provável tentativa de fraude na inscrição do Exame da OAB-RR.

A OAB-RR requereu a análise de possível enquadramento nos artigos 288 (formação de quadrilha) e 299 (omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante).

Um dos candidatos, inclusive, já havia tentado por nove vezes a aprovação no Exame de Ordem aplicado pela Seccional da OAB do Ceará, mas não obteve êxito.

O motivo principal para a não aceitação da inscrição dos três candidatos foi a possibilidade de irregularidade no endereço domiciliar. Conforme Antônio Oneildo, a exigência atual é de pelo menos seis meses de domicílio eleitoral. A presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-RR, Denise Cavalcante, informou que os três candidatos também não apresentaram comprovantes da conta de água, luz ou telefone. Situação semelhante ocorreu em Roraima há alguns anos, mas a OAB também conseguiu detectar a falha com antecedência.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro