|   Jornal da Ordem Edição 4.282 - Editado em Porto Alegre em 22.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.12.07  |  Advocacia   

OAB pede o fim do voto secreto em 2008

O presidente nacional da OAB, Cezar Brito, pediu o fim do voto secreto para as votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal a partir de 2008.

O sigilo não seria democrático, já que a votação aberta dá mais transparência e lisura ao processo. “A sociedade brasileira, que escolheu nas urnas os deputados e senadores, tem o direito de saber como eles estão votando”, concluiu Cezar Brito.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, lembrou que “não raramente, o sigilo serve, por exemplo, para não levar adiante suspeitas em andamento, desdenhar de provas consistentes de desvios de conduta de parlamentares ou mesmo secundarizar o clamor público”.

Atualmente está em andamento uma campanha a nível nacional da OAB junto com parlamentares e entidades civis, pedindo a extinção do sigilo nas votações. 

A Câmara dos Deputados já votou em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 349/2001, que acaba com o voto secreto nas votações em todas as Casas Legislativas, nos planos federal, estadual e municipal. Por falta de acordo entre os partidos, a votação ainda não foi para o segundo turno.

................
Fonte: Conselho Federal

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro