|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.09.07  |  Diversos   

OAB pode ir ao STF contra sessões secretas do Senado Federal

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, afirmou ontem (13/9) que a Ordem poderá entrar nos próximos dias com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF para derrubar o artigo do Regime Interno do Senado que define como secreta as sessões que examinam a perda de mandatos de senadores por quebra de decoro. Britto ficou profundamente decepcionado com o “vexame”, segundo ele, dado pelos senadores na votação desta quarta-feira onde foi discutida a cassação do mandato do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Britto nomeou o constitucionalista e conselheiro federal da OAB pelo Ceará, Jorge Hélio Chaves de Oliveira, para elaborar, com urgência, um parecer sobre a constitucionalidade da exigência de votação secreta nas sessões do Senado. O presidente nacional da entidade quer apresentar o estudo na próxima sessão plenária do Conselho Federal marcada para o próximo dia oito de outubro. Baseado no parecer do constitucionalista Jorge Hélio, os conselheiros federais da OAB poderão autorizar o presidente da entidade a entrar com a ADIn no STF.

Cezar Britto tem certeza de que a regra interna que fecha o Senado para o controle popular é “inconstitucional, imoral e antidemocrática”.

........................ 
Fonte: OAB - Conselho Federal

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro