|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.10.17  |  Advocacia   

OAB critica emenda da reforma política que permitiria censura na internet

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, criticou nesta sexta-feira (6) emenda da reforma política que poderia permitir censura na internet. Para a entidade, a proposta que permitiria a candidatos solicitarem a retirada de conteúdos considerados ofensivos da internet colocariam em xeque a liberdade de expressão e de imprensa.

Em entrevista à imprensa, Lamachia lembrou que o Marco Civil da Internet já prevê as possibilidades para a retirada de um conteúdo que seja ofensivo à honra e à dignidade da pessoa a partir de decisão judicial. “Não quero dizer que o texto não possa evoluir, mas isso não pode ocorrer desta forma, ainda mais causando limitação à liberdade”, afirmou Lamachia ao jornal Zero Hora.

“Nossa democracia não merece tanto ataque. A emenda inserida no texto da reforma política é uma clara tentativa de impor censura na internet. Tenho condenado o discurso do ódio e a propagação de informações falsas na internet, mas o combate a esses males só pode se dar dentro da lei. Mais uma vez se pretende combater o crime, cometendo outro crise, desta feita contra a liberdade de expressão e de imprensa, em aberto desrespeito ao texto constitucional”, completou.

A medida, proposta pelo deputado Áureo (Solidariedade), prevê a remoção de conteúdos da internet após denúncia de discurso de ódio, disseminação de informações falsas ou ofensa em desfavor de partido, coligação, candidato ou de habilitado. A publicação teria de ser retirada do ar em no máximo 24 horas.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro