|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.05.07  |  Flashes   

Notícias curtas de hoje

A vergonha do ministro (1) - O ministro da Agricultura, Florestas e Pesca morreu ontem (28) após se enforcar em um edifício residencial.  Segundo fontes policiais, o ministro, imerso em um escândalo por suposta má administração de fundos públicos, foi encontrado enforcado e encaminhado a um centro hospitalar, onde foi internado desacordado e com parada cardíaca.

A vergonha do ministro (2) - Não, não aconteceu no Brasil! Os fatos se passaram em Tóquio, no Japão e o ministro envergonhado - que se matou - é Toshikatsu Matsuoka. Ele nascera em 1945 e fizera parte do governo do atual primeiro-ministro, Shinzo Abe, desde sua constituição, em setembro de 2006, posto que chegou após uma longa trajetória no Ministério da Agricultura.

Contra a morosidade - O juiz Marcelo Malizia Cabral, da comarca de Pedro Osório (RS), fala hoje às 19h30 sobre o tema “Administração Judiciária: caminho para a construção de um Judiciário mais eficiente”. A palestra integra a programação da semana acadêmica da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).  O magistrado, que é mestrando em gestão do Poder Judiciário, abordará as ações da Justiça estadual para reduzir a morosidade na tramitação dos processos e motivar os servidores.

Tributário - Durante dois dias, especialistas se reunirão no 1º Encontro Nacional de Estudos Tributários, que ocorrerá no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, em Porto Alegre. O desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal, do TJRS, coordenará o painel que será realizado entre 16h e 18h30min de quinta-feira (31). O tema será “O Aspecto Material da Hipótese de Incidência do ICMS”. Participarão o professor titular de Direito Tributário da PUC/SP, Roque Antônio Carrazza, e o professor da UFRGS Humberto Ávila. A programação do encontro ocorrerá entre as 8h de quinta-feira até o final da tarde de sexta-feira (1º). Mais informações em www.ufrgs.br/ppgd.

Abuso - Um padre de 35 anos foi preso por suspeita de abusar sexualmente de crianças e adolescentes, neste domingo (27), em Belo Horizonte. O religioso era investigado havia seis meses. No momento da prisão, ele estava com um menino em um apartamento na Zona Norte da capital mineira. Uma outra adolescente confirmou à polícia que foi abusada sexualmente pelo padre, que é do interior. O religioso também é acusado de levar crianças para hotéis fazenda no Interior de Minas Gerais.

Molezas do Parlamento - O Ministério Público de Torres (RS), litoral norte gaúcho, denunciou por improbidade administrativa o Instituto do Vereador, de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A empresa é uma das maiores entre as que organizam cursos para vereadores na Região Sul. Na mesma ação, são denunciados o ex-presidente da Câmara de Torres, Rogério Jacob e o assessor jurídico da Casa Anilson de Souza. Eles foram flagrados tomando banho de piscina enquanto deveriam estar assistindo às aulas, conforme reportagem da RBS TV e Rádio Gaúcha em fevereiro do ano passado.

Castigo materno - Travis Griffin, um estudante de 15 anos de Michigan (EUA), foi suspenso por dez dias da escola por aplicar uma chave de pescoço num professor. Quando soube do fato, a mãe do rapaz, Veronica Griffin, resolveu dar uma lição no filho folgado. Colou um cartaz nas costas dele e o obrigou a recolher o lixo das ruas da cidade, por oito quilômetros. "Ele tem que saber que quando sua ações não forem certas, ele terá que arcar com as conseqüências, e essas conseqüências poderão ser humilhantes”, declarou a mãe a um programa de televisão. Travis - que garante que aprendeu a lição - disse que recolheu o lixo, foi perseguido por cachorros e encarado por pedestres. “Eu não liguei muito de ter que andar com o cartaz”, disse ele. “Recollher o lixo, isso sim me incomodou. Acho que foi um pouco humilhante".

Bala na cabeça (1) - Uma chinesa viveu durante 64 anos sem saber que tinha uma bala alojada em sua cabeça desde a Segunda Guerra Mundial, quando foi ferida por um disparo japonês. Durante a ocupação japonesa, Jin Guangying, uma camponesa pobre da província oriental de Jiangsu, caiu em coma depois de ser atingida por um disparo militar japonês. "Disseram a minha mãe que tive muita sorte, mas ninguém imaginava que a bala continuasse dentro da minha cabeça", explicou Jin, que desde então sofre enxaquecas.

Bala na cabeça (2) - Recentemente sua família decidiu economizar dinheiro para pagar uma radiografia à idosa de 77 anos, cuja dor era cada vez mais intensa, o que levou os médicos à suspeita de um tumor cerebral. Porém, a radiografia revelou a presença de uma bala de calibre de 6,5 milímetros, como as que o Exército japonês usou durante a invasão. Agora, uma equipe médica extraiu a bala e o hospital dispensou os gastos da operação.

Lançamento de livro - Servidor do Tribunal de Justiça há onze anos, Luciano Dutra - atualmente lotado no gabinete da presidência do TJ-SC -  lança nos próximos dias a obra intitulada “Busca e Apreensão Penal: da legalidade às ilegalidades cotidianas”, cuja pesquisa enfoca tema relevante da área processual penal. “Trata-se de valiosa contribuição ao estudo das medidas cautelares no âmbito do processo penal, área, via de regra, que não encontra nos comentaristas o necessário aprofundamento, deixando no operador do direito, notadamente, no prático, muitas perplexidades”, aponta o desembargador Amaral e Silva, diretor executivo da Academia Judicial, subscritor do prefácio da obra.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro