|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.04.07  |     

Notícias curtas de hoje

Preso injustamente - A Justiça Estadual de S. Paulo libertou na sexta-feira (30) , depois de julgamento popular, um homem que passou quase três anos preso, injustamente, por homicídio. O lavador de carros Flávio dos Santos Garcia, de 23 anos, foi preso em 20 de abril de 2004, acusado de ter assassinado um homem em 31 de agosto de 2003 em São José do Rio Preto (SP). Durante esse tempo, ele solicitava a liberdade.  Seis dos sete jurados votaram pela absolvição ao concluírem que, na verdade, o réu jamais poderia ter sido o autor do crime. Até mesmo o Ministério Público se convenceu disso e anunciou que não vai recorrer da decisão.

As melhores e as piores (1) - Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro são as melhores cidades brasileiras em qualidade de vida, apesar de terem ficado abaixo da 100ª colocação, segundo um estudo da empresa de consultoria Mercer HR, que coloca San Juan e Buenos Aires como as mais bem classificadas entre as latino-americanas.  Brasília ficou em 104º lugar, São Paulo obteve a 114ª colocação e Rio de Janeiro está no 115º posto, segundo o estudo. Havana (Cuba) e Porto Príncipe (Haiti) apareceram este ano entre as cidades latino-americanas com pior qualidade de vida.

As melhores e as piores (2) - Em uma pesquisa que já no ano passado situava as duas cidades em lugares muito atrasados, Havana caiu duas posições em relação a 2006 e aparece em 189º lugar em uma lista de 215 cidades - não só capitais - de vários continentes. Apesar de ter subido dois postos comparado ao ano passado, Porto Príncipe está ainda pior situado do que a capital cubana, ao ficar no 200º lugar.  Para elaborar este índice de metrópole, que situa a suíça Zurique no primeiro lugar e Bagdá como a pior avaliada, são analisados não só condições políticas, sociais e econômicas da cidade, mas também fatores ambientais, sanitários, educativos e de segurança.

Upgrade np lanche da tarde - O STF planeja dar um upgrade no lanche da tarde de seus ministros, no dos integrantes do Conselho Nacional de Justiça e nas recepções institucionais. No cardápio, deverão ser mantidos itens light como queijo branco e biscoito de água, além do já tradicional chá de chapéu-de-couro, que tem propriedade antiinflamatória e diurética e é muito consumido na Suprema Corte brasileira. Mas deverão ser introduzidos alimentos mais calóricos como hambúrguer, queijos camembert e gorgonzola e bolos de vários tipos, entre os quais brownie e sonho.A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de sexta-feira (31).

Novo casamento - Um saudita de 110 anos arrumou uma segunda esposa porque a primeira, de 85 anos, "não o satisfazia mais". A informação é do jornal saudita Arab News. A nova esposa tem apenas 30 de idade. Segundo a lei islâmica, os homens podem se casar com até cinco mulheres, desde que sejam capazes de sustentá-las e assisti-las igualmente.  Um filho de 70 anos do fogoso velhinho disse que seu pai "goza de boa saúde e que sua família ficou animada com as notícias sobre o segundo casamento".

Carne de cachorro - O cozinheiro de um alojamento da Universidade Dhaka, em Bangladesh, foi demitido depois que estudantes reclamaram que ele servia carne de cachorro em jantares.  Universitários protestaram depois que um estudante suspeitou que a carne que lhe foi servida era de "cachorro ou raposa", e não de carneiro. Ele contou a colegas, que buscaram as autoridades locais para investigar o caso.

Super feriadão (1) - A Portaria nº 145/07, editada pelo diretor-geral do Supremo, Sérgio Pedreira, informa que não haverá expediente nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2007, de acordo com o artigo 62, II, da Lei nº 5.010/66. A norma estabelece que “além dos fixados em lei, serão feriados na Justiça Federal, inclusive nos Tribunais Superiores: os dias da Semana Santa, compreendidos entre a quarta-feira e o Domingo de Páscoa”.  Os prazos processuais que iniciariam ou terminariam nesses dias ficam automaticamente prorrogados para segunda-feira, 9 de abril.

Super feriadão (2) - As sessões de julgamento marcadas para o dia 3 de abril da 1ª e da 2ª Turmas do STJ estão canceladas. Os processos relacionados na pauta desses dias serão incluídos na pauta do dia 10, data da próxima sessão.

Super feriadão (3) - O expediente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios será suspenso na quarta, quinta e sexta-feiras da Semana Santa, dias 4, 5 e 6 de abril próximo. Neste sentido, foi editada a Portaria Conjunta nº 07, de 14 de março de 2007.

Falsa gravidez (1)- Uma mulher chinesa admitiu que sua gravidez de quíntuplos, que lhe deu popularidade nacional, era falsa. Qiao Yubo, 23 anos, da cidade de Songyuan, diz que fingiu para agradar seu marido, que passara recentemente por um acidente de trânsito.  A mentira foi descoberta quando um médico foi até a casa de Qiao Yubo para um check-up e a mulher fugiu. "A grávida pulou de uma janela e fugiu", contou o diretor do Hospital Changchun Puji. A matéria distribuída pela agência Xinshua News foi o grande destaque na imprensa chinesa, desde sexta-feira (31).

Falsa gravidez (2) - A chinesa admitiu depois que colocou roupas sob seu vestido para dissimular a gravidez e agradar a seu marido, Liu Defu. "Eu perdi meus gêmeos quando caí indo para a casa de minha mãe e não ousava contar para ele, que fraturou sua perna em um acidente de carro", disse ela. Após a revelação da verdade, o marido confirmou que realmente acreditava que a mulher estivesse esperando quíntuplos. "Uma senhora na rua pediu para sentir o pulso de minha mulher e disse que ela estava grávida de quíntuplos. Como eu sabia que ela esperava gêmeos, eu supus que havia mais três criança", afirmou ele.  O marido perdoou a chinesa pela mentira.

Reprodução - Shinshua News


"Atos perversos" (1) - Uma ex-professora do ensino fundamental que trabalhou numa escola em Laurens, Estado da Carolina do Sul (EUA) foi acusada na sexta-feira (31) de fazer sexo com cinco meninos adolescentes. Allena Ward, 24 anos, se apresentará hoje (02) na corte, por cinco acusações de conduta sexual com menor e seis acusações de atos perversos com menor, segundo o promotor Jerry Peace.

"Atos perversos" (2) - A professora - casada - é acusada de ter relações sexuais com meninos de 14 e 15 anos na escola, em um motel, em um parque e atrás de um restaurante. Ela é uma das duas professoras do condado de Laurens a enfrentar acusações sexuais. Uma outra professora do ensino fundamental é acusada de fazer sexo com um menino de 11 anos. 
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro