|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

13.03.08  |  Dano Moral   

Negada reparação por dano moral devido atraso de salário

A Usina Central do Paraná S.A. obteve sucesso em ação que buscava reformar decisão anterior, quando foi condenada a pagar reparação por dano moral ao ex-funcionário Nelson Rodrigues da Silva. Ele ajuizou a ação em função de atrasos habituais no pagamento do seu salário.

O TRT-9 havia reconhecido as alegações de Rodrigues da Silva. Ainda que não tenha comprovado prejuízo material, o atraso no pagamento durante vários anos fez com que o empregado passasse por momentos de insegurança e preocupação social e familiar. O TRT-9 considerou que o ex-funcionário passou por constrangimentos que abalaram sua honra e imagem. A repareação por dano moral foi fixada em R$ 15 mil.

No TST, a empresa argumentou que o atraso de salário não incidiu em prejuízo material. Para a Usina, o fato também não teria relação com danos à honra e imagem do trabalhador. Além disso, o mero atraso não poderia ser confundido com inadimplência, o que o desclassificaria como fator de culpa pelos transtornos decorrentes do não-pagamento de contas pelo trabalhador.

O relator Ives Gandra Martins Filho lembrou que o dano moral só deveria ser pago se comprovado nexo casual entre a conduta do empregador e a lesão sofrida. Quanto à decisão do TRT-9 de que o funcionário sofreu lesão à intimidade e à vida privada, o relator destacou que ela foi baseada em simples presunção, sem que houvesse provas de como e quanto a vida do trabalhador foi afetada.

Gandra concluiu que o caso não gerou reparação por dano moral, pelo menos sobre o prisma da imagem e da honra, pois não foi demonstrado constrangimento perante terceiros. (RR 309/2004-669-09-00.2).


.........
Fonte: TST

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro