|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.05.17  |  Diversos   

Mulher que teve reação adversa à vacina da H1N1 será indenizada, afirma TRF4

A doença apareceu, de fato, em decorrência da reação pós-vacinal.

Uma mulher que foi diagnosticada com polineuropatia inflamatória, em decorrência da vacina contra gripe H1N1, receberá uma indenização de 80 mil reais por danos morais. A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou, na última semana, a sentença que condenou a União.

Em 2010, a mulher tomou a vacina conta a gripe H1N1 em um posto de saúde. Dias após a aplicação, ela passou a sentir fortes dores pelo corpo. Ao consultar um médico, ela foi diagnosticada com polineuropatia inflamatória, que é uma inflamação nos nervos periféricos e que causa formigamento e diminuição de força muscular. Ela entrou com uma ação contra a União pedindo indenização por danos morais, afirmando que a doença só se desenvolveu em função da vacina, e que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reconhece a doença como um possível evento adverso pós-vacinação.

 A Justiça Federal de Erechim julgou o pedido procedente. A União apelou ao tribunal, alegando que os atestados médicos não afirmam que a doença ocorreu em virtude da aplicação da vacina. O desembargador federal Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, relator do caso, negou o apelo, sustentando que a doença apareceu, de fato, em decorrência da reação pós-vacinal: "Embora a vacinação se imponha como medida de saúde pública para promover o bem da coletividade, o Estado-Administração não pode se furtar a oferecer amparo àqueles que, por exceção, vieram a desenvolver efeitos colaterais da vacina ministrada", afirmou o magistrado.

5003539-06.2012.4.04.7117/TRF

Fonte: TRF4

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro