|   Jornal da Ordem Edição 4.279 - Editado em Porto Alegre em 17.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.04.07  |  Ambiental   

Mudança climática ameaça patrimônios da humanidade

As variações climáticas ameaçam os 830 locais inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, segundo um relatório que estuda os efeitos em 26 locais, entre eles a região arqueológica de Chan Chan no Peru, a Grande Barreira de Corais da Austrália e o Parque Nacional do Kilimanjaro, na Tanzânia.

A publicação está dividida em cinco capítulos: geleiras, biodiversidade marinha, biodiversidade terrestre, sítios arqueológicos e cidades e assentamentos humanos históricos.

No caso das geleiras, além de alterar a beleza destes locais e provocar inundações perigosas, a mudança climática põe em risco várias espécies selvagens, como o leopardo-das-neves, que vive no Parque Nacional de Sagarmatha, no Nepal.

No que diz respeito à biodiversidade marinha, a Unesco prevê que, até 2100, 70% dos corais de águas profundas serão afetados pelas alterações climáticas. Calcula-se que 58% dos corais no mundo estão em perigo.

Quanto à biodiversidade terrestre, a Unesco estuda, sobretudo, todas as áreas protegidas da Região Floral do Cabo, na África do Sul, e recomenda a criação de zonas protegidas e o deslocamento para outros locais das espécies que estão especialmente em perigo.

No que diz respeito aos tesouros arqueológicos, a organização citou como exemplo a cidadela de Chan Chan, no Peru. As informações são da Folha de S. Paulo.

Segundo a Unesco, as chuvas causadas pelo fenômeno El Niño afetam as frágeis construções de barro de Chan Chan, a antiga capital do reino Chimu, uma das mais importantes cidades pré-hispânicas da América, com arquitetura de adobe.

Por último, a elevação do nível do mar e as inundações podem ter efeitos devastadores nas construções e no tecido social das cidades e assentamentos humanos históricos. A Unesco citou o bairro financeiro da City, em Londres, Praga, na República Tcheca, a cidade de Timbuctu, no Mali, e o Bosque dos Cedros de Deus, no Líbano. (Com informações da Folha de São Paulo).

Leia a notícia na íntegra, na origem.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro