|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

12.02.08  |  Dano Moral   

Loja se livra de reparar cliente que foi revistada

O TJSP negou o pedido de uma cliente que pleiteava reparação por dano moral por  ter sua bolsa revistada em uma das lojas de material de construção da multinacional francesa Leory Merlin. O desembargador Vito Guglielmi entendeu que não houve comportamento ilegal por parte da empresa, que se limitou a adotar medidas de segurança permitidas pela lei. A defesa da cliente vai tentar reverter o resultado e já entrou com novo recurso.
 
Quando a consumidora saía da loja em Campinas (SP) o alarme disparou. Depois da revista, descobriu-se que houve uma falha no sistema de segurança. A cliente foi à Justiça pedir reparação pelos danos morais, com o argumento de que sofreu constrangimento ilegal.
 
A autora sustentou que foi abordada na presença de funcionários e de outros clientes, sendo coagida a abrir sua bolsa sem qualquer razão.
 
Em primeira instância, a empresa foi condenada a pagar R$ 20 mil de reparação à vítima. A Leroy recorreu ao TJSP alegando que a cliente foi abordada com respeito e dignidade. A multinacional afirmou que em nenhum momento a autora foi acusada de furto ou tratada com violência.
 
O TJSP entendeu que o uso de medidas de proteção em empresas comerciais, como a instalação de alarmes de segurança, se justifica pelo risco de insegurança e o objetivo é a proteção de funcionários e clientes do estabelecimento.
 
Para Guglielmi, a cliente não foi destratada pela funcionária da loja que a abordou, pelo contrário, a autora narrou que desfeito o equívoco, a funcionária lhe pediu desculpas. Para o magistrado, tudo indica que foi ferida mera suscetibilidade da cliente.


............
Fonte: Conjur

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro