|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.05.17  |  Advocacia   

“No tema processo eletrônico, a OAB/RS fez valer a voz dos mais de 80 mil advogados do Estado” declara Breier em encontro em Alegrete

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Foto: João Henrique Willrich - OAB/RS

Dando sequência ao roteiro de viagens do projeto “Interiorização da OAB” que integra o Plano de Valorização da Advocacia, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, realizou encontro com a subseção de Alegrete e advogados da região, na sexta-feira (05). Na ocasião, o dirigente ouviu a advocacia, bem como abordou temas relacionados ao Processo Eletrônico, publicidade irregular e o funcionamento do Judiciário.

“Nós estamos realizando diversas ações que envolvem a melhoria da vida do advogado. Aproximando a Ordem do profissional, garantindo suas prerrogativas nos foros, tribunais e demais locais de trabalho”, disse.

Durante o encontro, o presidente da Ordem gaúcha relatou sobre a audiência pública do processo eletrônico e os seus desdobramentos. “O PJe deixa o advogado cinco horas na frente do computador para despachar, em um sistema que sempre cai. O judiciário estadual não reconhecia esse problema e queria avançá-lo para as varas de fazenda e de família. Após um intenso diálogo com o TJRS, realizamos uma audiência pública na OAB/RS. Foi somente ouvindo a advocacia que o tribunal resolveu se comprometer a aprimorar o sistema. Foi um grande marco na história instituição, que fez valer a voz dos mais de 80 mil advogados do Estado”, reforçou.

Breier também lembrou da enquete sobre o funcionamento do Judiciário no RS, lançada pela Ordem gaúcha. “É o advogado participando e dizendo para sua instituição o que ele anseia. Precisamos dessa integração. Com o feedback, vamos levar essas dificuldades para o conhecimento do Judiciário”, declarou.

O presidente da subseção de Alegrete, Fernando Luis da Silva, ressaltou a relevância do diálogo presencial de Breier com a advocacia regional. “Importante receber o nosso presidente para que se possa ouvir os advogados. Sentimos que a seccional está perto das subseções, especialmente neste projeto de aproximação. Esperamos que possamos contribuir com novas ideias e proposições”, falou.

De Colega para Colega

Na oportunidade, estava o presente o advogado decano da subseção de Alegrete, Adão Dornelles Farraco, que falou sobre as demandas da advocacia local e a participação da OAB. “A Ordem precisa estar mais próxima das faculdades de Direito. Também pode ser uma forma a de aproximação e conscientização”, sugeriu.

A advogada Simone Fonseca falou dos problemas relacionados a falta de juízes e de servidores da região, bem como do trabalho de conscientização sobre ética na profissão. “A ética é um dos pontos fundamentais, visto que especialmente devemos apresentar isso aos novos colegas, por isso é preciso do respaldo da OAB no combate aos advogados não são éticos. Também acredito que é fundamental incentivar o encontro entre os advogados, pois devemos estar unidos”, afirmou.

Depois, Breier e o presidente da subseção foram visitar o juiz diretor do foro de Alegrete, Francisco Moersh.

Também estavam presentes o conselheiro seccional, Eduardo Ferreira Bandeira e o ex-presidente da subseção, Airton Pacheco do Amaral.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro