|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.10.18  |  Advocacia   

“Brasil precisa vencer os extremismos de direita e de esquerda”, diz Lamachia no TSE

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou na tarde deste domingo, a convite da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, de uma coletiva de imprensa na sede do tribunal. O objetivo da entrevista foi informar a respeito das medidas que diversos atores envolvidos no processo eleitoral têm tomado para assegurar a lisura da votação a partir do uso das urnas eletrônicas. Além de Lamachia e da ministra presidente do TSE, participaram da coletiva os ministros Raul Jungmann (Segurança), Sergio Etchegoyen (Segurança Institucional) e Grace Mendonça (Advocacia-Geral da União), os ministros do TSE Og Fernandes e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques e o delegado Elzio Vicente da Silva, diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal.

“O Brasil precisa vencer os extremismos de direita e de esquerda. Também temos de confiar na Justiça porque ela não é nem de direita nem de esquerda”, disse Lamachia. O presidente da OAB defendeu que é preciso atestar a credibilidade do processo eleitoral num país continental como o nosso. “Há 22 anos que o processo eleitoral se dá a partir do uso das urnas eletrônicas. Há 22 anos que temos confiança nas urnas eletrônicas. Todas as denúncias devem ser investigadas, mas não podemos desacreditar do nossos sistemas de Justiça, do nosso TSE e do Supremo Tribunal Federal, e de nossas instituições. É fundamental que tenhamos essa visão, senão, sem dúvida, não sairemos desta crise. A OAB, no seu compromisso, no seu papel institucional, também tem participado deste processo atenta e sempre com muita responsabilidade. Temos a visão de que precisamos avançar e avançar significa acima de tudo defender a constituição e o Estado Democrático de Direito”, afirmou Lamachia.

A ministra presidente elogiou a ênfase dada por Lamachia à longevidade do uso das urnas eletrônicas. “Muito importante o senhor (Lamachia) ter afirmado e reafirmado: há 22 anos o nosso sistema de votação é utilizado, há 22 anos sequer um caso de fraude comprovada nas eleições brasileiras. Por isso, pessoalmente afirmo minha total confiança nas urnas eletrônicas brasileiras”, disse Rosa.

Lamachia afirmou ainda que o uso de notícias falsas não faz bem ao Brasil. “O momento que vivemos hoje é importantíssimo para o Brasil. Essa eleição é, sem dúvida nenhuma, depois da redemocratização, a eleição mais importante de nosso país. Precisamos que todos acreditem na higidez do sistema. Precisamos acreditar nas instituições. A OAB é a maior instituição da sociedade civil organizada do Brasil, com mais de um milhão e cem mil advogados. A OAB tem como missões a defesa da Constituição, da democracia, a representação da sociedade, os direitos humanos e acima de tudo a defesa de nossas instituições. É isso que a OAB tem de fazer como força daquilo que é estabelecido na Constituição Federal e a lei”, disse o presidente da OAB.

“Todas as denúncias feitas estão sendo investigadas e muitas já apuradas, como foi aqui informado. É assim que funcionam o sistema de justiça e as instituições. É por isso que precisamos que o povo brasileiro confie nas nossas leis. Fora da Constituições e das leis não há solução. Vivemos sim uma crise sem precedentes no Brasil, mas ela será resolvida a partir da confiança dos eleitores nesse poder dever de voto que todos temos de ter”, declarou Lamachia. “Precisamos de menos confronto e mais encontro. O Brasil precisa de serenidade e equilíbrio. Exatamente como um processo eleitoral como este”, acrescentou Lamachia.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro