|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.10.18  |  Advocacia   

“A advocacia teve um papel muito importante na redemocratização do Brasil”, destaca Breier em evento dos 30 anos da Subseção de Tramandaí

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

A Subseção de Tramandaí da OAB/RS esteve com casa cheia, na noite desta sexta-feira (19). Além da celebração dos 30 anos de instalação da Subseção, o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, ministrou palestra sobre o tema “Os Desafios da Advocacia nos 30 anos da Constituição Federal”. A presidente da Subseção de Tramandaí, Amanda do Nascimento da Silveira, foi a anfitriã do encontro.

O evento praticamente lotou o auditório Dr. Arthur Pivetta Cellegaro. “A advocacia teve um papel muito importante na redemocratização do Brasil”, sublinhou Breier, em relação aos 30 anos da Carta Magna. Ele ressaltou que a Constituição Federal de 1988 trouxe um protagonismo ao advogado, que passou a ser considerado indispensável para a administração da Justiça, conforme consta no artigo 133. “A OAB/RS esteve junto no movimento Diretas Já, que teve sua luta consagrada com a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, pelas mãos de Ulysses Guimarães”, relembrou.

Conversando para um público atento, Breier frisou que um dos um dos papéis mais importantes desses 30 anos é o fortalecimento da ética dentro da advocacia. “Muitas vezes, por falta de informação, as pessoas acham que a OAB não pune. Consequentemente, temos todo um trabalho voltado ao restabelecimento da confiança da sociedade nos advogados”, comentou. Breier lembrou que a entidade pune as posturas indevidas. “Por isso, excluímos e suspendemos muitos advogados. Vamos defender as prerrogativas daqueles que andam na ética”, destacou

Ainda em relação ao trabalho realizado pela entidade, Breier destacou que a OAB será cada vez mais firme na defesa da ética profissional. “Estamos agindo com suspensões cautelares como resposta aos anseios de advogados que fazem seus trabalhos corretamente. Além disso, seguimos coibindo cada vez mais a publicidade irregular”, comentou.

O presidente registrou que está sendo um desafio imenso para toda sociedade brasileira a eleição presidencial deste ano. Ele comentou o destaque e a força da campanha Vote Consciente, num trabalho de incentivo ao planejamento do voto. “Os próximos anos não serão fáceis para o Brasil. A OAB tem de se manter apartidária. A nossa bandeira é a Constituição Federal”, sublinhou. “E, mais do que nunca, estaremos atuando para que as prerrogativas da advocacia sejam mantidas e valorizadas”, disse.

ANIVERSÁRIO E UNIÃO

A presidente da Subseção de Tramandaí agradeceu a presença de todos, lembrando pautas que estão sendo reivindicadas pela advocacia local. “Muito bom ter o presidente Breier e o vice-presidente Pellizer nos prestigiando num momento tão importante”, comentou, agradecida pela presença de tantos colegas do Litoral Norte bem como de três ex-presidentes da Subseção: Hélio Boeira Braga, Marcelo Luiz Callegaro e Maria Aparecida Bérgamo Finger;

Para o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, são em momentos como esse pelo qual passa o Brasil que a entidade mostra ainda mais a sua força. “A OAB está acima disso. Estamos aqui, num momento importante, mostrando nossa capacidade de debater temas importantes para a advocacia e para o país”, destacou. “Temos problemas recorrentes, como a morosidade do Judiciário, e é importante estarmos juntos para conquistar avanços para advogados e advogadas”, complementou Pellizer.

Também marcaram presença no encontro desta sexta-feira: o conselheiro seccional Oscar Medeiros Ramos; a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Claudia Brosina; o presidente da Subseção de Osório, Enri Endress Martins; o presidente da Subseção de Santo Antônio da Patrulha, Júlio César Sant´Anna de Souza; a secretária-geral da Subseção de Tramandaí, Márcia Cleusa Carvalho Laureano; a tesoureira da Subseção de Tramandaí, Ilsa Maria Dariva; a secretária-geral adjunta da Subseção de Tramandaí, Vanessa de Donati Feijó; além de advogados do Litoral Norte e colaboradores da Subseção de Tramandaí.

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro