|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.11.18  |  Advocacia   

Lamachia fala sobre o papel da OAB e da justiça em evento promovido pelo LIDE RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, palestrou no evento: “O papel da justiça frente ao cenário político e econômico do Brasil”. Na ocasião, o dirigente abordou o papel da Entidade na defesa do Estado Democrático de Direito, a importância dela para o sistema de justiça brasileiro e a segurança pública. A iniciativa ocorreu durante a manhã desta terça-feira (06), no Porto Alegre Country Club, e também contou com a palestra do procurador-geral de justiça do estado, Fabiano Dallazen. O evento foi promovido pelo Grupo de Lideranças Empresárias do Rio Grande do Sul (LIDE).

Durante a sua fala, Lamachia afirmou que a OAB tem um papel de extrema relevância na sociedade: “Eu afirmo, seguidamente, que a Ordem não tem ideologia. Nós defendemos o que está na Constituição Federal. A justiça é nos termos da lei, assim deve ser e assim tem sido”, afirmou. “Me perguntam: “- por que a OAB fala sobre tudo? ” Porque esse é o nosso papel. Ela é muito mais que um conselho de classe, e isso está na Constituição Federal e na Lei 8096/94. Nós temos um papel fundamental no exercício profissional dos advogados e na defesa das prerrogativas dos advogados, mas também temos um papel de extrema importância na defesa do Estado Democrático de Direitos e da nossa Constituição”, lembrou.

De acordo com o presidente nacional da OAB, o Brasil passa por uma grande crise no sistema prisional: “Só vamos resolver o problema da segurança pública se olharmos para o sistema prisional. O Estado brasileiro perdeu o controle sobre ele. Os presídios viraram escritórios do crime organizado. Posso afirmar isso devido a diversas vezes que fui e lembro de quando estive em Roraima, onde as autoridades precisam pedir permissão para os líderes das facções criminosas para cumprir suas funções mais elementares como levar detentos a audiências ou cumprir alvarás de soltura, assim como quando os advogados precisam ter acesso a seus clientes”, bradou.

O procurador-geral de justiça do estado, Fabiano Dallazen, comentou que o papel da justiça é compreender a modificação, o rumo que a sociedade toma nas suas demandas e poder incorporar no seu fluxo na sua realidade, sistemas que permitam que a gente possa atender aos reclames, anseios e a demanda social, na quantidade, na velocidade e na resolutividade como hoje é exigido pela sociedade: “O sistema de justiça precisa compreender que ele não pode mais fornecer justiça como fornecia há trinta anos, ele precisa se adequar a essa realidade e, para isso, precisa ter uma mudança na própria mentalidade daqueles que compõe, das próprias pessoas que compõe as instituições. Isso é extremamente importante. Essa é a sociedade em que vivemos hoje. Uma sociedade conectada”, afirmou.

O presidente do LIDERS, Eduardo Fernandez, agradeceu a presença e a participação dos palestrantes bem como do público. Além disso, ele comentou sobre o processo que o Brasil passa: “Estamos em um momento muito significativo da nossa história recente. Um cenário de mudanças, em que precisamos da consciência, de um engajamento maior da sociedade em um cenário político, unindo forças e despertando para uma nova era, na busca de uma nação que resgate a ordem e volte ao rumo do progresso, que são as palavras que permeiam a nossa bandeira”, comentou.

Também estiveram presentes: o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o secretário-geral da OAB/RS, Rafael Braude Canterji; a conselheira federal da OAB/RS, Cléa Carpi da Rocha; o conselheiro federal da OAB/RS, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o conselheiro federal da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; as conselheiras seccional da OAB/RS, Fabiana Barth; Marília Longo; Mônica Rossi; Sulamita Cabral; o conselheiro seccional da OAB/RS, Sergio Leal Martinez; o ex-presidente da OAB/RS, Arnaldo Guimarães; o desembargador do Tribunal de Justiça do RS, Francisco Jose Moesch; o presidente do LIDE Cidadania RS, Claudio Bins; o presidente do LIDE Saúde RS, Flavio da Costa Vieira; e demais autoridades.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro