|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.06.07  |  Criminal   

Ladrão de carro forte no sul do país deve voltar para a prisão

A 6ª Turma do STJ negou habeas-corpus a Jones Antônio Machado, acusado de integrar quadrilha especializada no roubo a carros-fortes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com uso de armas de grosso calibre e explosivos. A decisão invalida liminar anteriormente concedida pelo ministro Nilson Naves. 

Jones Antônio Machado se envolveu em diversos crimes e já foi condenado por roubo a banco. Quando cometeu o crime pelo qual está agora sendo acusado, ele estava foragido da prisão. Ele foi preso com dois comparsas, Antônio Marcos Soares Floriano e Carlos Ivan Fischer, todos reconhecidos por testemunhas. 

No decreto de prisão preventiva consta que a cautelar era necessária para garantir a ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal. Então, a defesa do acusado pediu ao STJ que ele aguardasse o processo em liberdade alegando que não teria sido demonstrada efetivamente a razão pela qual sua liberdade comprometeria a ordem pública, a instrução criminal ou a eventual aplicação da lei penal. 

O relator do habeas-corpus, ministro Nilson Naves, havia concedido a liminar para que Jones Machado aguardasse o julgamento em liberdade por considerar que faltou a devida fundamentação no decreto de prisão preventiva.  Mas a 6ª Turma entendeu, por maioria, que os fundamentos estavam presentes e, por isso, negou o habeas-corpus, anulando os efeitos da liminar concedida. 

Não há informações se a polícia já conseguiu devolver Jones ao cárcere. (HC nº 80299).
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro