|   Jornal da Ordem Edição 4.278 - Editado em Porto Alegre em 16.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

12.04.07  |     

Justiça autoriza aborto de feto com anencefalia

Uma gestante foi autorizada, ontem (11), pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a interromper a gravidez porque o feto tem anencefalia, uma má-formação congênita que atinge acerca de um em cada mil bebês.

A palavra anencefalia significa “sem cérebro”, mas a definição não está totalmente correta. Faltam ao bebê atingido as principais partes do cérebro, ligadas à consciência, mas o tronco cerebral ou o cerebelo podem estar presentes, dependendo do caso.

Quando um bebê anencéfalo sobrevive após o parto, normalmente terá apenas algumas horas ou alguns dias de vida. Mas há casos de crianças que vivem vários meses, como a brasileira Marcela de Jesus Ferreira, que nasceu em 20 de novembro do ano passado e já completou quatro meses de vida.

O parto do bebê mineiro será realizado pelo Sistema Único de Saúde  e o feto já tem seis meses e meio.

A anencefalia foi constatada após três exames de ultra-sonografia. A autorização do aborto foi concedida porque o Tribunal de Justiça considerou o risco para a gestante e o irremediável comprometimento da vida do feto. (Com informações da Globo Minas).

 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro