|   Jornal da Ordem Edição 4.282 - Editado em Porto Alegre em 22.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.09.07  |  Diversos   

Juizado estadual deve cumprir carta precatória da Justiça Federal

“O juiz estadual não pode recusar o cumprimento de carta precatória oriunda da Justiça Federal sob o argumento de que se instalou Juizado Especial Federal na comarca”, segundo entendimento do ministro Castro Meira em um conflito de competência negativo. O caso envolve o Juízo Federal do Juizado Especial de Catanduva (SP) e o Juízo de Direito da 1ª Vara Cível de Catanduva (SP). A decisão foi seguida à unanimidade pelos ministros que integram a 1ª Seção do STJ.

Segundo dados do processo, a carta precatória, foi expedida pelo Juízo da 4ª Vara Federal de São José do Rio Preto (SP) para citar particular que responde a processo de execução de título judicial promovida pela União. O juiz estadual, no entanto, declarou-se incompetente para efetuar a carta referida, alegando que, com a instalação do Juizado Especial Federal em Catanduva, cessaria a competência federal delegada pelo artigo 109 da Constituição da República.

Por sua vez, o juiz federal do Juizado Especial recusou o cumprimento da carta sob o argumento de que a rotina implementada nos Juizados Especiais seria “inconciliável com o cumprimento de cartas precatórias”. Alegou ainda que a Lei n. 10.259/01 excluiu da competência dos Juizados Especiais Federais os processos em que a União figura como autora.

Ao analisar o embate, o ministro Castro Meira advertiu que o CPC  estabelece que as cartas precatórias expedidas pela Justiça Federal poderão ser executadas nas comarcas do interior pela Justiça estadual. “A precatória somente poderá ser devolvida pelo juízo de direito deprecado caso entenda ser absolutamente incompetente em razão da matéria ou da hierarquia, caso não esteja a precatória revestida de seus requisitos legais, ou, ainda, quando houver dúvida sobre a sua autenticidade”, explicou o relator ao declarar competente o Juízo de Direito da 1ª Vara Cível de Catanduva. (CC 63940)

.............
Fonte: STJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro