|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.08.07  |  Diversos   

Juiz diz que “não temos a cultura da ação por via coletiva

O Judiciário estadual esteve representado por dois juízes, e o Ministério Público por um promotor de justiça, no debate que o ocorreu na Escola Superior da Magistratura, sexta-feira (17),  sobre as ações que envolvem o Plano Bresser.

O juiz João Ricardo dos Santos Costa, da 16ª Vara Cível de Porto Alegre, ressaltou que o Poder Judiciário gaúcho não possui estrutura que comporte o julgamento de aproximadamente 78 mil processos que buscam a restituição de valores perdidos quando da modificação do indexador de poupança pelo Plano Bresser. “Não temos a cultura da ação por via coletiva, que é melhor e mais rápida, e essa falta de cultura atrapalha o Judiciário”, disse o magistrado.

O juiz José Conrado de Souza Júnior lembrou que “cada processo individual custa, em média, 400 reais ao Poder Judiciário”. Este gasto, segundo o juiz, poderia ser amenizado com o ajuizamento de ações coletivas.
 
Para Alexandre Lipp João, promotor de justiça, a decisão dos magistrados de dar preferência para os julgamentos que envolvem ações coletivas é “uma iniciativa vanguardista”.

Porém, o representante do MP acredita que "o culpado por esse caos é o STJ, por ter demorado a dar o seu entendimento final sobre o assunto".

Crédito fotos: Lauro Rocha/OAB/RS


João Ricardo dos Santos Costa


José Conrado de Souza Júnior

Alexandre Lipp João
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro