|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.07.07  |  Criminal   

José Rainha condenado a dois anos de cadeia por apropriação indébita

Organizador da onda de invasões de fazendas que já contabiliza 16 áreas tomadas em uma semana no interior de São Paulo, em protesto contra o governo do Estado, José Rainha Junior  foi condenado a dois anos e 20 dias de prisão por apropriação indébita.

A sentença é do juiz Rodrigo Antônio Franzini Tanamatti, de Mirante do Paranapanema (a 530 quilômetros a oeste da capital paulista) ,  que considerou Rainha culpado da acusação de ter se apropriado de dinheiro de um assentado filiado ao MST.

De acordo com a decisão, o dinheiro seria repassado a Bertoldo Rainha, irmão de José Rainha, que responderá ao processo em liberdade por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.

Graças a habeas corpus obtidos no STJ, Rainha responde em liberdade durante a tramitação de recursos. Originalmente, as penas, juntas, somam 18 anos de prisão.

Conforme a sentença da Justiça em Mirante do Paranapanema, Rainha, em 1999, quando atuava na coordenação do MST, apropriou-se de R$ 1.400,00 que seriam repassados pelo governo federal para o agricultor Aparecido Guimarães, que acabara de ter conquistado um lote no assentamento Antônio Conselheiro, em Mirante do Paranapanema.

Ainda de acordo com a decisão do juiz, Rainha "fazia parte da comissão que decidiu não liberar a quantia pertencente à vítima". Um funcionário do Incra, em depoimento judicial, declarou que "Rainha tinha objetivo de transferir o lote para seu irmão, Bertoldo Rainha".

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro