|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.10.07  |  Diversos   

ICMS incide sobre mercadoria importada para qualquer finalidade

A importação de bem é fato gerador de ICMS, mesmo se o adquirente do bem não é contribuinte habitual do tributo. Essa é a decisão majoritária da 21ª Câmara Cível do TJRS, que reconheceu a incidência do imposto sobre a importação de aeronave por NHT Linhas Aéreas Ltda.

Por 2 votos a 1, a Câmara proveu apelação do Estado do Rio Grande do Sul contra sentença de 1° Grau que havia declarado isenta a cobrança, em Mandado de Segurança impetrado pela NHT.

O recurso foi relatado pela desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro. A magistrada citou que tanto o art. 155 da Constituição Federal (com a redação dada pela Emenda Constitucional n° 33/01) como a Lei Complementar n° 87/96, expressam ser contribuinte tanto a pessoa física como a jurídica que, mesmo sem habitualidade, importe mercadorias.

Aqui, o fato gerador é a importação de mercadoria do exterior, mesmo se tratando de bem destinado ao consumo ativo fixo do estabelecimento”, analisou a relatora, esclarecendo que o ato tributado é a importação, sendo o adquirente do bem comerciante ou não. “Ocorrida a importação, responde pelo ICMS daí decorrente qualquer pessoa, física ou jurídica, que mesmo sem habitualidade importe mercadoria do exterior.”

Acrescentou que não há a alegada lacuna legislativa, pelo fato de o Estado do Rio Grande do Sul, após a EC 33/01, não ter editado lei para viabilizar a cobrança do ICMS. Referiu que a Lei Estadual 8.820/89 recuperou sua eficácia plena com a nova ordem constitucional. “Logo, incide, no caso, o ICMS, nos termos da Lei Estadual, em arrendamento mercantil efetuado após a Emenda Constitucional”.

Assinalou ainda que a Lei Complementar abrange tanto o contribuinte de direito quanto o de fato, referindo-se ao próprio consumidor pela importação de bens do exterior. (Proc. n° 70020910873)
 
............. 
Fonte: TJRS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro