|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.05.07  |  Ambiental   

Ibama retira tubarões de shopping no Rio de Janeiro

Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu três tubarões-lixa (Ginglymostoma cirratum), espécie que corre risco de extinção, numa exposição de animais silvestres no shopping Arcadia Mall na cidade de Itaipava (RJ).

A empresa responsável pela exposição, Mar Brasil, não tinha autorização para expor, transportar ou manter os animais em cativeiro. Durante a operação, a equipe de fiscalização contou com o apoio da polícia militar e de especialistas do Instituto Aqualung e da Fundação RioZoo. A empresa foi multada em R$ 1.500 e os tubarões foram levados para o zoológico do Rio de Janeiro.

Os fiscais do Ibama chegaram aos tubarões graças a denúncias feitas a entidades de defesa dos animais. Segundo o biólogo do Ibama, Rodrigo Carvalho, o ideal seria que a sociedade se informasse que para manter, expor, utilizar, capturar ou transportar qualquer animal da fauna silvestre é necessária autorização do Ibama. “Do contrário, é crime ambiental e precisa ser denunciado, sempre”, alertou Carvalho.
   
O biólogo marinho e diretor do Instituto Aqualung, Marcelo Szpilman, que auxiliou a equipe do Ibama durante a apreensão, fez duras críticas aos responsáveis pela exposição. Segundo Szpilman, o objetivo dos shoppings que contratam essas empresas responsáveis pelas exposições não é a educação ambiental. “O claro objetivo é o de aumentar o fluxo de clientes", criticou.

Para ele, como são exposições itinerantes, há ainda o agravante do contínuo estresse provocado pelos incessantes deslocamentos dos animais em caixas de transporte. "Não é por outra razão que metade do plantel da empresa Mar Brasil já morreu”, lembra Szpilman. 

O Ibama já havia multado a empresa Mar Brasil por maus tratos no ano passado quando quatro dos oito tubarões-lixa mantidos em cativeiro morreram. Segundo o laudo técnico do veterinário contratado pela própria empresa, o incidente ocorreu por falta de oxigenação na água. Na época, a multa passou de dois mil reais. (Com informações do Ibama).

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro