|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.11.07  |  Advocacia   

Grupo completa três anos no trabalho para melhorar acesso à Justiça

A Comissão Mista de Acesso à Justiça completou três anos de existência ontem (05/11), tendo como objetivo modernizar e qualificar os serviços jurisdicionais. Criada em 2004, é integrada pela Corregedoria-Geral da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil e Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário (PGQJ). O grupo de trabalho reúne-se regularmente para elaborar sugestões de melhorias dos procedimentos e das rotinas cartorárias e forenses.

Os representantes atuais da Ordem na Comissão Mista são os advogados Marco Antonio Birnfeld, César Souza (estes, conselheiros seccionais) e Márcio Brunatto. Na gestão passada da OAB gaúcha, o representante da entidade era o advogado Mário Madureira.

O juiz-corregedor Luciano André Losekann define que a Comissão Mista busca “propor padrões de gestão das atividades forenses, no sentido de garantir a acessibilidade à Justiça, a eficiência, a eficácia e a efetividade da prestação jurisdicional, num trabalho de cooperação entre as instituições representadas".

Dentre as propostas da Comissão, já encontra-se implementado no saite do TJRS: mecanismo de consulta processual pelo nome das partes; notas de expediente contendo os pontos fundamentais do despacho; consulta a precatórios e RPVs. São idéias surgidas na Comissão e colocadas em prática, ainda, o recebimento de petições por fax e o Protocolo Integrado entre o Foro Central e os Foros Regionais de Porto Alegre.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro