|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.11.07  |  Trabalhista   

Ex-gerente irá receber por horas extras

Em julgamento atribuído à1ª Turma, o relator Vieira de Mello Filho deu ganho de causa ao ex-funcionário do Banco de Crédito Nacional S.A, José Luiz Fernandes Teixeira de Melo. O banco, com base no artigo 62, inciso II da CLT, estava recorrendo de uma decisão já sentenciada pelo TRT da 17ª Região (ES) que previa o pagamento de horas extras ao ex-empregado.
 
Tal artigo abre uma exceção para o pagamento de horas além das normais explicando que não tem direito a adicional por trabalho extraordinário os gerentes que tenham cargo de gestão; no caso, diretores e chefes de departamento ou filial. 
 
Entretanto, Vieira de Mello Filho aplicou a Súmula nº 287, segundo a qual o gerente bancário não deve receber horas extras a não ser em situação que o mesmo tenha encargos de gestão e receba um salário que o distinga dos demais empregados.
 
O gerente de um banco tem direito de receber pelas horas extras caso não for provado que o mesmo tenha cargo de gestão na agência. Os bancos têm recorrido ao TST, sob a alegação de que o gerente bancário deve ser considerado gestor ou gerente da agência e, o banco, livre do pagamento. A jurisprudência do TST tem atuado no sentido de conceder as horas extras ao trabalhador. (RR-713998/2000.9)

........... 
Fonte: TST

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro