|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.01.08  |  Trabalhista   

Ex-funcionário da Embaixada em Cuba não consegue voltar ao antigo cargo

O ex-funcionário da Embaixada do Brasil em Cuba, Damaso Lorenzo Fong Lopes, não obteve sucesso no mandado de segurança interposto ao STJ. Ele tenta ser reintegrado ao quadro do Ministério das Relações Exteriores, além de solicitar o recebimento de direitos que alega ter após ser demitido, sem justa causa, da representação diplomática brasileira.
 
Para o presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, faltam informações sobre o processo que foram prontamente solicitadas ao ministro das Relações Exteriores, que foi indicado como autoridade coatora.

Damaso Lopez teria protocolado em outubro de 2007, um requerimento ao ministro das Relações Exteriores sobre a sua demissão, porém até o momento não obteve resposta. Ele lembra que prestou por 18 anos serviços à embaixada em Cuba, sendo sua última função a de agente administrativo. Foi demitido em março de 2007. A rescisão do contrato teria violado a legislação do Brasil, aplicada a ele por ser brasileiro naturalizado.   

O ministro Barros Monteiro entendeu não estarem comprovados “os requisitos autorizadores da medida liminar previstos no artigo 7º, inciso II, da Lei 1533/51. Ausente o pressuposto da plausibilidade jurídica do pedido, dependente da análise aprofundada dos fatos e circunstâncias da causa”. Caberá à 3ª Seção do STJ que irá julgar o mérito do mandado de segurança.

Consta nos autos do processo que Lopez teria dois contratos com a Embaixada. Um estaria ligado com a estatal cubana Cubalse, que rege os contratos estrangeiros do país, e outro com a própria Embaixada, esse regido pela legislação brasileira. Assim, seus direitos estariam assegurados na Lei 8.112/90. Lopez afirma que pretendia se aposentar quando foi surpreendido com a notícia da demissão.

Além da anulação de sua demissão e da reintegração no quadro do Ministério das Relações Exteriores com a manutenção dos benefícios, Lopez reivindica o seu reconhecimento como servidor público brasileiro e o pagamento de parcelas não recebidas em virtude de seu afastamento. (MS 13302)


...........
Fonte: STJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro