|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.07.07  |  Diversos   

Estiagem não justifica revisão de contrato

Cooperativa que teve situação financeira abalada por período de seca deve cumprir com obrigação financeira. Com essa decisão, a 9ª Câmara Cível do TJ gaúcho negou recurso da Cooperativa Tritícola Erechim Ltda., mantendo decisão da Comarca local.

A entidade diz ter sido prejudicada em sua capacidade de pagamento de obrigação junto à Agromarau Indústria e Comércio Ltda. em conseqüência  da seca que atingiu a região no período entre dezembro de 2004 e abril de 2005. Alegou serem "imprevisíveis os fatores climáticos que provocaram alterações na situação econômica do grupo". Dessa forma, solicitou a revisão dos prazos e formas de saldo dos débitos passados.

Para o desembargador Odone Sanguiné, relator, o momento de realização de compra e venda entre as duas partes se deu em 25 de fevereiro de 2005, quando a cooperativa já tinha conhecimento das dificuldades impostas pela estiagem aos produtores rurais. Além disso, o magistrado esclareceu que a demandante ingressou com a ação sem sequer explicitar a forma
de pagamento e os critérios que entende adequados, segundo sua capacidade econômica.

De acordo com o desembargador, cabia à autora definir de forma clara o objeto, bem como identificar ela própria a forma com que pretendia ver cumprida a obrigação. Ressaltou ainda a inexistência do elemento imprevisibilidade, visto que o pacto foi ajustado cerca de três meses depois de já haver iniciado a época de estiagem no Estado.

O advogado Fausto Santos de Morais defendeu a Agromarau. (Proc. 70018543801).

.............
Fonte - TJRS
Informações complementares da redação do Jornal da Ordem

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro